Uma das experiências mais fantásticas da minha vida foi a compreensão da gratidão.
Num momento desafiador, quando estava praticamente sem expectativas, pude experimentar o que realmente significa ser grata e mais, eu pude experimentar o resultado da gratidão.
Eu descobri que a experiência do estado de gratidão ou estado de graça significa desfrutar daquilo que recebi.
Compreendi então que, se eu não estava conseguindo fazer o que eu queria (que naquele momento era transmitir o conhecimento que eu tinha), era porque em algum lugar eu não estava sendo grata ou não estava tomando com gratidão. Então passei a me perguntar: onde eu não estou sendo grata?
Mas na minha ideia, na minha concepção, eu estava sendo grata, eu tinha agradecido. Então, por que eu não experimentava o efeito? Por que eu não conseguia fazer algo com o conhecimento que eu já tinha?
Então, considerando o que aprendi sobre gratidão, olhei para todos os meus contextos de aprendizado. Eu decidi que iria refazer o percurso, que iria realmente experimentar agradecer de outra maneira. (leia o texto de Bert Hellinger abaixo)
Trouxe cada um dos meus professores no meu pensamento e no meu coração. E olhei para cada um deles com respeito e com gratidão. Honrando o que recebi de cada um. Tomando com gratidão o que cada um me deu. A experiência foi incrível. Senti e ainda sinto meu coração se alegrar. O sentimento de gratidão e o olhar para cada mestre me trouxe potência, eu fui integrando cada um em mim. Cada professor com aquilo que me trouxe. Agradecendo e integrando.
E o resultado? Um grande sorriso para a vida! E o que a vida faz? Ela sorri de volta!
A gratidão é a frequência da PROSPERIDADE!
Assim, pude experimentar, pela primeira vez, o autêntico “estado de graça!”
Trouxe essa experiência para a minha vida e utilizo em todos os contextos. Sempre, sempre a gratidão amplia. Sem distinções.
E como agradecer aquilo que é difícil, ou pesado?
Aqui entra a consciência, o conhecimento e a compreensão.
Sabemos que de tudo o que é difícil traz um aprendizado. De toda a dificuldade ou problema podemos gerar uma habilidade, uma riqueza. E para isso é preciso escolher. Cada um escolhe o que fazer com aquilo que lhe acontece.
E como tirar proveito de uma situação difícil? Como posso me enriquecer a partir de um acontecimento ruim?
AGRADECENDO!
E então nos enriquecemos. Ao nos render ao que aconteceu e consentir, com gratidão, podemos finalmente tomar o aprendizado, integrar e desfrutar.
“Agradecer significa:
Tomar o que me é dado,
Segurá-lo com respeito nas mãos,
Acolhê-lo dentro de mim,
Em meu coração,
Até que percebo internamente:
Agora é uma parte de mim.
Agradecer é também:
Aplicar o que me foi dado
E se tornou uma parte de mim
Numa ação que permita a outros
Alcançar também
O que me enriqueceu
Só então o que me foi dado
Alcança sua plenitude.”
“Agradecer me torna grande, pois quando agradeço tomo algo de outros como um presente. Isso me enriquece, porque o recebo. Ao mesmo tempo, o que recebo agradecido não pode ser perdido por mim. O agradecimento me permite conservá-lo e aumentá-lo. Ele atua como o sol e a chuva morna atuam sobre uma planta jovem. Ela floresce.
O agradecimento une e faz com que nossos relacionamentos floresçam pois, de bom grado, se dá a quem agradece. Por seu lado, quem recebe agradecido torna-se interiormente aberto e não pode deixar de dar e passar adiante o que recebeu com gratidão. Assim, o agradecimento nos torna felizes e enriquece a ambos.
Quem agradece, honra o que lhe foi dado e, simultaneamente, honra aqueles que lhe presentearam. Assim, o agradecimento engrandece a todos: a mim, a dádiva e ao doador.”
Bert Hellinger
Você também pode desfrutar dessa possibilidade! Você também pode experimentar o estado de graça!
Pense sobre sua vida, sobre os contextos que você tem experimentado, identifique onde possa ser grato. E agradeça! Sinta a gratidão! Perceba o movimento no seu corpo. A gratidão acompanhada de reverência amplia o resultado!
Desejo que seja de muito proveito!!!
A você, toda a minha gratidão!
Por Graciele Reimann Gatto