Brasil - Conhecidos por sua polidez e perfil reservado, os moradores de Curitiba acabam de receber um título, que, no entanto, pode não orgulhar muito os curitibanos: o da população que mais reclama em todo o Brasil. Estão ao lado das pessoas de BH e Manaus. Os dados são de um estudo recente. Este estudo, ao longo das últimas semanas, buscou “medir” e comparar o quanto reclamam os brasileiros.
Quem esteve por trás do levantamento é a Preply. A plataforma de idiomas, para compreender como contestam e se lamuriam pessoas de diferentes municípios, pediu que entrevistados de Norte a Sul do país revelassem onde e sobre o que mais tendem a se opor no dia a dia. Os temas incluíram situações como filas de espera, atrasos em serviços de atendimento e comportamentos estressantes de outras pessoas no trabalho.
Em uma escala de 0 a 10, desenvolvida pela especialista para mensurar a frequência das reclamações em diferentes lugares, os habitantes da cidade levaram a pontuação de número 7,8. Esse índice os colocou à frente dos cariocas e paulistanos. Entre as reclamações mais comuns, destaca a Preply, estão as relacionadas a serviços de saúde (44%), segurança (39,5%) e transporte público (37%).
Curitiba, BH e Manaus: as cidades com os maiores “reclamões” do Brasil
Embora, ao final do dia, seja difícil encontrar alguém que não reclame por aí, se existe algo que o estudo da Preply revela é como há populações que poderiam ser descritas como experts na arte de reclamar. Fazem de toda e qualquer ocasião uma oportunidade para se lamentar com os outros.
Após analisar a frequência com que se reclama ao redor do país, atribuindo notas de reclamação a residentes de diferentes cidades de Norte a Sul, a plataforma de idiomas chegou a uma conclusão. Pode surpreender as pessoas de Curitiba, BH e Manaus: sim, esses são os locais com o maior número de contestadores nacionais, com notas 7,8, 7,5 e 7,5, respectivamente.
Trata-se de uma realidade muito diferente, por exemplo, da encontrada nos municípios de Brasília (2,9) e Porto Alegre (3,3). Esses são responsáveis pelas menores taxas de reclamação de todo o Brasil. E, por esse motivo, são bons exemplos para quem deseja um pouco mais de autocontrole, paciência e otimismo enquanto enfrentam possíveis desagrados.
Política, trânsito, trabalho: do que mais reclamam os brasileiros?
Ora, mas se o que não falta são “reclamões” no país, quais os principais motivos para a frustração dos brasileiros nos últimos anos? Para desvendar essa dúvida, a Preply decidiu questionar os entrevistados. Eles elencaram os tópicos que mais vêm tirando as pessoas de Norte a Sul do sério.
Provando que é impossível não se frustrar com os serviços de saúde (44,9%), esse tema foi eleito a grande causa de incômodo nacional. Está à frente de assuntos como custo de vida (33,9%) e limpeza (30,6%). Além disso, temas como taxas de segurança e criminalidade (39,5%)strong> aparecem entre os maiores estresses da população.
Quem passa raiva, mas vive se sentindo mal por reclamar muitas vezes sobre o transporte público (37%) pode respirar aliviado. Embora o meio de locomoção ajude muita gente, a falta de qualidade dos veículos é uma das razões por trás de mais reclamações no Brasil, mesmo entre os que não precisam recorrer aos ônibus no dia a dia.
Quando o problema são os outros
Verdade seja dita: embora alguns assuntos tendam a nos tirar do sério, em muitos casos, o motivo do estresse diário não são tópicos específicos. Certas pessoas ao redor causam a sensação compartilhada por boa parte dos brasileiros.
Não por acaso, quando perguntados pela Preply, mais de 75% dos entrevistados disseram ter o costume de reclamar sobre um grupo bastante específico, mas alvo constante de frustrações: os políticos. Sobrou até mesmo para os parceiros românticos. Eles foram eleitos por 61,9% dos brasileiros o motivo de muitas reclamações no dia a dia.
No entanto, se esse é um hábito recorrente por aí, saiba que, na opinião de algumas pessoas, se opor demais às coisas pode ser o suficiente para romper relações. Mesmo reconhecendo não resistirem a uma reclamaçãozinha, por exemplo, boa parte dos entrevistados admitiu que já cortou amizades com pessoas que só querem saber de manifestar a própria indignação.
Acesse a pesquisa na íntegra aqui.
Metodologia
Partindo do interesse em observar como reclamam os brasileiros, recentemente, a Preply entrevistou 1,7 mil pessoas de todas as partes do país. Os participantes compartilharam com a plataforma detalhes de suas experiências individuais. Por meio de dez diferentes perguntas, os respondentes puderam revelar a frequência com que reclamam. Também revelaram onde tendem a se lamuriar mais e os assuntos mais estressantes. Isso possibilitou a criação de rankings comparativos entre tal hábito nas diferentes regiões brasileiras.
Para desenvolver uma escala de pontuação comum a todas as localidades, vale dizer, foram atribuídos pontos com base na frequência e no número de tópicos sobre os quais as pessoas tendem a reclamar. Foi feita uma média dos pontos para encontrar a pontuação final de cada local. Os dados seguem a escala de 0 a 100, onde 100 representa o maior número de reclamações.
Fonte: Divulgação/Assessoria Preply