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Curitiba é o 3º principal destino corporativo do Brasil; Foz é o 5º em turismo

Curitiba é o 3º principal destino corporativo do Brasil; Foz é o 5º em turismo

Das viagens a lazer ao turismo de negócios, o Paraná vem se consolidando como um destino cada vez mais frequente dos viajantes. De acordo com um levantamento anual da Omnibees, plataforma de tecnologia usada para reservas em mais de 7 mil hotéis, Curitiba foi o terceiro destino mais frequente do Brasil em viagens corporativas em 2023. No ranking de viagens turísticas de lazer, Foz do Iguaçu, ficou na quinta colocação nacional.
Os dados levam em conta a quantidade de pernoites registradas pela empresa ao longo de todo o ano, com um volume total de 24 milhões de reservas ao ano. Além dos hotéis, a plataforma opera também com mais de 750 canais de vendas.
Nas viagens corporativas, Curitiba ficou atrás de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) como a cidade com maior número de pernoites do País. Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Campinas (SP) e Goiânia (GO) completam a lista dos dez principais destinos do País no turismo de negócios em 2023. Em relação a 2022, a Capital do Estado subiu uma posição no ranking, com um aumento de 13% no volume total de diárias ao longo do ano.
Em todo o Brasil, o aumento foi de 18%, e na região Sul, o crescimento foi de 15%. No que diz respeito às tarifas médias cobradas, Curitiba teve um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Em todo o Brasil, crescimento médio registrado nos preços das diárias foi de 19%. Na região Sul, o aumento foi de 14%, segundo o levantamento.

LAZER
Nas viagens de turismo de lazer, Foz do Iguaçu, um dos destinos mais buscados no TripAdvisor da América do Sul, ficou na quinta posição nacional, atrás de Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA). A lista de dez principais destinos turísticos do Brasil ainda tem Ipojuca (PE), Natal (RN), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Búzios (RJ). A cidade paranaense também registrou um dos maiores crescimentos no volume de pernoites entre os principais destinos do Brasil, com uma alta de 21% em relação a 2022, atrás apenas de Búzios (33%) e Gramado (22%).
No mesmo período, a tarifa média cobrada por uma diária na cidade aumentou 13%, acompanhando o índice nacional que ficou em 12% e acima da média de crescimento da região Sul, que foi de 8%. A empresa não divulgou os números totais de diárias e nem os valores das tarifas, mas apenas os rankings de principais destinos e as variações em relação ao ano anterior.

EXPANSÃO
Os números confirmam a expansão do setor no Paraná. De acordo com a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE, o turismo no Paraná cresceu 10% em 2023. O índice foi o quarto melhor do Brasil, atrás de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%) e Bahia (11,4%). Em todo o País, o crescimento médio foi de 6,9%.
Segundo o Boletim de Dados Turísticos elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo, o Paraná registrou um aumento significativo no número de turistas internacionais recebidos, com alta de 51,3%, e a atividade criou 6,7 mil empregos formais ao longo do ano.

Pesquisa mostra otimismo
do turismo nos municípios

A Secretaria de Estado do Turismo divulgou na sexta-feira (8) os resultados de uma pesquisa que busca identificar desafios dos municípios, práticas e oportunidades de melhoria da gestão no setor, a fim de fortalecer o turismo regional. Denominado Pesquisa de Gestão Pública Municipal no Paraná, o trabalho foi apresentado durante a Expoturismo Paraná 2024, que acontece em Curitiba.
Além de identificar os desafios, a pesquisa também mostra a expectativa dos gestores locais para 2024, a percepção do impacto da atividade turística no desenvolvimento e a importância do turismo para o atingir de metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O levantamento foi feito entre os dias 20 de outubro e 30 de novembro de 2023 e abrangeu 125 municípios, pertencentes às 18 Regiões Turísticas.
O trabalho mostra que 29,9% dos municípios possuem um turismólogo na equipe de gestão, 67,2% têm o turismo contemplado no Plano Diretor, 54,4% contam com Lei Municipal de Turismo e 53% possuem plano de ações para o setor. A pesquisa também revela que 41,6% das cidades têm um inventário turístico e 14,4% um plano de marketing.
Outro destaque é que 82,4% dos municípios estão incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. “Os resultados apontaram que a maioria dos municípios está se articulando com relação aos instrumentos de gestão. A maioria tem Conselhos Municipais e órgãos oficiais de turismo ativos, bem como planos de ação elaborados”, explicou o coordenador de Inteligência e Estratégia da Secretaria do Turismo, Yure Lobo.

PESQUISA
A Pesquisa de Gestão Pública Municipal no Paraná também teve como conclusão que a maioria dos municípios (56,8% – 71 dos 125 participantes) está com boas expectativas para o ano de 2024 com relação às atividades do turismo nas suas cidades. Outros 20% demonstraram uma perspectiva excelente para este ano. A respeito dos benefícios do turismo para suas cidades, 82,4% dizem que a atividade é benéfica para a economia local. Para 64,8% deles, o setor é bom para o desenvolvimento do município e da região. Outros 50,4% dos participantes acreditam que o turismo cria empregos para os municípios.