É hoje!

Estádio Olímpico terá ponto de vacinação contra gripe no jogo FCC x Operário hoje

Vacinação contra a gripe acontece no Estádio Olímpico em Cascavel. Ação especial durante a partida entre FCC e Operário - Foto: Secom
Vacinação contra a gripe acontece no Estádio Olímpico em Cascavel. Ação especial durante a partida entre FCC e Operário - Foto: Secom

Cascavel e Paraná - A campanha de vacinação contra a gripe em Cascavel ganha reforço neste sábado (24) com uma ação especial no Estádio Olímpico Regional Jacy Scanagatta. Durante a partida entre FCC X Operário do Mato Grosso do Sul pela Série D do Campeonato Brasileiro, a Prefeitura vai disponibilizar um ponto de imunização chamada de extramuro, promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Esporte e Lazer. 

A vacinação começa às 14h30 e segue até o fim do jogo e contará com a presença do Zé Gotinha. O atendimento será feito no Portão C – acesso às cadeiras cobertas – e estará disponível para toda população acima de seis meses de idade. Não é necessário apresentar ingresso para se vacinar, já que o acesso à área da campanha será liberado independente da entrada no estádio, abrindo a possibilidade para a população em geral também se vacinar.

Procura em baixa

A ação busca facilitar o acesso da população à vacina, que ainda enfrenta baixa procura na cidade. Segundo dados do Programa Municipal de Imunização, apenas 33,55% do público prioritário, que é composto por mais de 144 mil pessoas recebeu a dose. A situação é especialmente preocupante entre gestantes, com cobertura de apenas 10,52%, além das crianças (24,21%) e idosos (39%). O número está muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Com a chegada do frio e o aumento dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, o alerta é claro: é preciso se vacinar. O crescimento na procura por atendimentos, tanto na rede pública quanto na privada, já reflete os impactos da baixa cobertura vacinal. A vacina é segura, eficaz e evita complicações que podem levar à hospitalização.

A orientação é levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado — mas quem não tiver o cartão em mãos também será atendido. Outras ações extramuro estão sendo planejadas pela Secretaria de Saúde para ampliar ainda mais o alcance da campanha.

Segura e eficiente

A vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município para toda população acima de seis meses de idade, protegendo contra as principais cepas do vírus influenza. A dose é segura e eficaz. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, sem intervalo para o almoço.