A Vigilância em Saúde Ambiental de Cascavel, por meio do Setor de Controle de Endemias, inicia nesta terça-feira (26), ações de tratamento, orientação e captura de larvas nas regiões que apresentaram a maior infestação. O primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido Amostral) de 2021, realizado de 18 a 20 de janeiro, apontou 2,5% de infestação do mosquito Aedes aegypti, o que requer um um comprometimento maior da população para que o índice fique dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.
A região sul da cidade, que tem seis casos de dengue confirmados, ficou bem acima da média geral e alcançou um índice de infestação de 4,5%, considerado de alto risco. A meta é vistoria 1.447 imóveis com um efetivo de 53 agentes de endemias.
A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco, ou que estejam com sintomas ou positivos para covid-19, que informem o agente no momento da abordagem para inspeção do imóvel.
Fonte: Secom