Política

Esgoto instalado em 24 escolas

Em 24 escolas municipais de Cascavel, o sistema de esgoto já foi instalado. Em cinco delas o serviço ainda não ocorreu porque não havia rede coletora instalada. Essa foi uma das medidas tomadas pelo Município para não pagar mais pelo serviço de limpeza de fossa, já que a instalação em escolas é gratuita onde já há ligação de esgoto e a gestão passada pagava para empresas fazerem o serviço da limpeza de fossas.

Agora, a administração vai analisar o relatório feito pelos vereadores que compuseram a CPI das Fossas. Os membros, vereadores Misael Júnior, Serginho Ribeiro e Sidnei Mazutti, entregaram ao prefeito Leonaldo Paranhos o relatório na manhã de ontem. Segundo o prefeito, os relatórios serão analisados pela Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Uma reunião com a Secretaria de Educação vai ser realizada com o objetivo de corrigir as deficiências apontadas pela CPI. “Já corrigimos muitas coisas desde o início do nosso mandato. Fizemos as ligações de esgoto sem custo nenhum para a prefeitura e já determinamos elaboração de um formulário para detalhado para requisição desses serviços”, afirma o prefeito.

Processo administrativo

O prefeito reforçou também o processo administrativo que será instalado para investigar os servidores que teriam sido inadimplentes com relação à fiscalização da obra. Bianor Canon, fiscal do contrato, já pediu desligamento da prefeitura. Valdecir Nath, ex-secretário, ainda é servidor do Município.

Entrega à Sanepar

Os vereadores também entregaram o relatório à gerência da Sanepar. Quem recebeu foi o gerente geral da região Sudoeste, Renato Bueno. Que afirma que a empresa, aos poucos, tenta implantar as sugestões da CPI, para melhorar principalmente o sistema de recebimento de cargas de fossas nas estações de tratamento e, desta forma, ter um melhor controle do que é recebido. Renato ressalta o trabalho de ligação de esgoto feito nas escolas e também na cidade. “Temos mais de 98% do Município com acesso à rede de esgoto. No país, somos a 8ª cidade com melhor acesso à água e ao esgoto”, reforça.

Ainda não há esgoto em boa parte dos bairros Santos Dumont, Esmeralda, Julieta Bueno e Melissa. No Bairro Brazmadeira a obra está licitada. Casos pontuais também ocorrem em algumas ruas do São Cristõvão, do Pacaembu e do Santa Felicidade.