Cascavel – Quase um ano depois da rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), o Governo do Estado ainda não tem uma data definida para o início das obras da reforma na unidade. A situação, que é considerada caótica já que houve redução considerável na capacidade da penitenciária, só deve ser resolvida no ano que vem e foi discutida ontem, na PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) durante a reunião mensal do Cogesp (Conselho de Gestores de Segurança Pública).
De acordo com o representante da Paraná Edificações em Cascavel, Gilnei dos Santos, houve um aumento de 12% no valor da licitação da reforma e, nos próximos dias, um novo certame deve ser iniciado.
Tivemos dois pregões, com valor de pouco mais de R$ 1,5 milhão, onde em um houve a participação de duas empresas, que apresentaram propostas bem acima do valor, e no segundo o pregão eletrônico foi deserto.
Segundo o coordenador regional do Governo do Estado, Severino Folador, na próxima semana deve sair um novo edital.
A demora se deu pela mudança de secretarias. Antes era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e, desde dezembro do ano passado, é atribuição da Sesp. Com isso foi preciso fazer uma série de adequações em projetos, que ainda não foi concluída.
Conforme o diretor da PEC, Valdecir Gralick Alves, até que a reforma seja feita, os profissionais estão se adequando a realidade da unidade.
Foram feitos reparos emergenciais, colocamos uma sala de aula para que os presos continuem estudando, entre outras melhorias. Não podemos parar a unidade e ficar esperando até que as obras sejam entregues.
PIC: Ampliação será entregue em oito meses
Durante a reunião também foi abordada a retomada das obras de ampliação da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel). Segundo o representante da Paraná Edificações, as obras deverão ser entregues somente no ano que vem.
A ampliação, depois de iniciada, terá duração média de oito meses e, por enquanto, não temos previsão de datas.
Cense I
Outra obra citada durante a reunião foi a construção do novo Cense I (Centro de Socioeducação), no Bairro Cascavel Velho. De acordo com Severino Folador, estão sendo feitas algumas correções no projeto inicial.
Como ele foi feito a algum tempo precisa ser adaptado. Depois de aprovado o início das obras deve começar em 90 dias.
(Com informações de Tissiane Merlak)