As próximas edições da Copa do Mundo serão um convite irrecusável para quem gosta de ‘turistar’ e acompanhar os jogos. Além do aumento para 48 seleções já a partir de 2026, a competição também vai aumentando o número de países que sediarão os jogos. Serão 10 países em três edições.
Ontem, o presidente da Fifa, Gianni Infantino publicou em seu twitter que as sedes de 2030 e 2034 já estão definidas por se tratarem de candidaturas únicas, mesmo que a oficialização só vá ocorrer no congresso da entidade marcado para maio do ano que vem.
Assim, a Copa do Mundo de 2026 passará por Canadá, México e Estados Unidos. Em 2030, a copa será como sede Marrocos, Portugal e Espanha, mas terá partidas comemorativas na Argentina, Paraguai e Uruguai. A copa de 2034 ficará com a Arábia Saudita, depois que a Austrália retirou sua candidatura.
“O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, e a Copa do Mundo da FIFA é a vitrine perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão, além de fornecer uma ilustração importante de como diferentes culturas podem estar juntas e aprender e compreender-se melhor”, disse o dirigente.
A partir do próximo Mundial as 48 seleções serão divididas em 12 grupos de quatro equipes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final.