Este texto reflete bem o impacto do Coaching na performance de um líder e principalmente, sobre um time inteiro!
Um cliente, Pedro (nome fictício), em particular ainda é um dos meus favoritos. Ele é quem mostrou a maior melhora e ele é o único com quem passei menos tempo.
Pedro era gerente de uma empresa com mais de 30 funcionários. Seu diretor reconheceu seus talentos e me pediu para ajudar Pedro a expandir seu papel, fornecer mais liderança e construir sinergia em toda a organização. Pedro envolveu sua equipe com entusiasmo neste projeto.
Cada pessoa assumiu a responsabilidade pela criação de sinergias positivas com colegas. Eles relataram regularmente seus esforços, aprenderam com seus colegas e compartilharam o que aprenderam.
O interessante é que de todos os clientes que eu já treinei, Pedro é o cliente que passei a menor quantidade de tempo. Essa relação inversa entre nosso tempo gasto juntos e ele e sua equipe ficando melhor foi muito intrigante e confesso que não me senti muito bem com isto.
No final do nosso processo, eu disse a Pedro sobre essa observação. “Eu acho que passei menos tempo com você e sua equipe do que qualquer equipe que já treinei, mas você e sua equipe produziram os resultados mais positivos. O que devo aprender com isso?”
Ele disse: “você deve perceber que o sucesso com seus clientes não é sobre você. É sobre as pessoas que escolhem trabalhar com você. “Ele riu e continuou: É tudo sobre as grandes pessoas que estão trabalhando comigo.”
O provérbio de Lao Tsu que diz: “O melhor líder, as pessoas não percebem. Quando o trabalho do melhor líder é feito, as pessoas dizem, nós mesmos fizemos.”
Os melhores líderes compreendem que os resultados a longo prazo são criados por todas as grandes pessoas que fazem o trabalho e não apenas a pessoa que tem o privilégio de estar no topo.
E você o quanto conhece e procura identificar as grandes pessoas que trabalham com você?