Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: nova Ferroeste, voto de louvor, reforma administrativa

Coluna ADI pelo Paraná: nova Ferroeste, voto de louvor, reforma administrativa

foto Gilson Abreu/AEN

Nova Ferroeste

Paraná e Mato Grosso do Sul deram mais um passo significativo na consolidação do projeto da Nova Ferroeste, traçado que vai ligar Maracajú (MS) a Paranaguá (PR), também chamado de Corredor Oeste de Exportação. Grupos técnicos apresentaram o estudo preliminar de demanda e traçado, considerado peça-chave na atração de investidores.

 

Nova Ferroeste II

O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do País, unindo dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro. A nova malha ferroviária terá 1.285 quilômetros de extensão total. O pacote inclui a construção de uma ferrovia entre Maracajú e Cascavel; um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal multimodal ligando Cascavel e Foz do Iguaçu; além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.

 

Voto de louvor

O deputado federal Sérgio Souza, diretor da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentou ao presidente da Câmara, Arthur Lira, um requerimento para que seja concedido um voto de louvor pelo aniversário de 50 anos da Ocepar, que será celebrado no dia 2 de abril. “Trata-se de uma organização que exerce papel imprescindível para todo o estado do Paraná, sendo protagonista no fortalecimento da economia”, justificou.

 

Reforma administrativa

O Conselho Pleno da OAB Paraná aprovou por unanimidade um parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa. O texto propõe alterações relacionadas a servidores, empregados públicos, organização administrativa e análise institucional. “A conclusão a que chegamos é que a reforma constitucional proposta tem mais pontos negativos do que positivos, pouco contribuindo para solucionar os problemas atuais vivenciados na administração pública”, diz o parecer.

 

Obras

As obras previstas para rodovias das regiões oeste e noroeste do Estado que compõem o Lote 5 do novo modelo de concessões do Paraná foram detalhadas por representantes do Ministério da Infraestrutura. Para o Lote 5, que tem extensão total de 430 km, são estimados R$ 4,33 bilhões de investimentos em obras, com destaque para projetos de ampliação de capacidade das rodovias, que devem ocorrer entre o terceiro e o oitavo ano da concessão. A principal intervenção será a duplicação de 170 km da BR-369, entre Cascavel e Campo Mourão.

 

***Memorial

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) lançou o Memorial Vítimas da Covid-19 em tributo a servidores, ex-servidores e alunos vitimados pela infecção. “Nenhuma morte deve ser contada apenas como estatística […] Estes estarão simbolizando todas as perdas que tivemos neste longo período de pandemia”, exterioriza Julio Damasceno, reitor da UEM.

 

Mais leitos

O Ministério da Saúde autorizou mais 2,7 mil leitos de UTI em 22 estados, entre eles o Paraná, para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. Os recursos de custeio para essas unidades serão de R$ 71,9 milhões mensais. “A medida fortalece o SUS e leva atendimento para a população em todo o País”, comunicou o ministério.

 

***Novo Imunizante

O Brasil deverá ter, a partir de maio, um novo teste com um antígeno contra a covid-19. Trata-se do imunizante desenvolvido pelo Institute of Medical Biology da Academia Chinesa de Ciências Médicas. A expectativa é de que sejam recrutados 12.000 voluntários com idade superior a 18 anos. A pesquisa, porém, ainda necessita do aval da Anvisa para começar.