Policial

Viagem Segura: ação da inteligência da GM tem resultados no 2º dia

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Pedro Fernandes, junto com a mulher, que furtou a carteira, estavam outros dois comparsas, que conseguiram escapar

Viagem Segura: ação da inteligência da GM tem resultados no 2º dia

 

Cascavel – No segundo dia de trabalho do “Viagem Segura”, novo trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Cascavel, dentro do conceito “guarda cidadã”, os resultados já apareceram. O objetivo da missão, tem como objetivo proporcionar maior segurança aos usuários do transporte público de Cascavel, combatendo os crimes como furtos, assédio e perturbação ao sossego alheio, no ônibus, pontos e terminais de transbordo. Na manhã de ontem (4), o furto de uma carteira não terminou bem para uma criminosa de 48 anos. A mulher foi detida pela GM durante uma das ações da Viagem Segura.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Pedro Fernandes, junto com a mulher, que furtou a carteira, estavam outros dois comparsas, que conseguiram escapar. A ocorrência foi registrada na linha Leste/Oeste. A prisão só foi possível por conta da presença de agentes da Guarda Municipal à paisana no ônibus, exatamente uma das ações planejadas na nova missão.

A vítima não tinha percebido o furto praticado pelos criminosos e só descobriu ao desembarcar do veículo quando foi abordada por agentes da Guarda Municipal que foram comunicados pelo agente à paisana e já estavam à espera da vítima para auxiliá-la. Com a criminosa, além de carteiras, foi encontrado um aparelho de celular. Logo após a abordagem, a GM constatou que os comparsas haviam enviado mensagem para a mulher. “Fuja, amiga”, dizia a mensagem sugerindo que o esquema criminoso tinha sido descoberto.

As primeiras apurações apontam que o grupo não mora em Cascavel e estava na cidade apenas para praticar os crimes. Com a mulher foi encontrada uma passagem de ônibus de Cascavel a Londrina, marcada para a tarde ontem. A suspeita tem histórico de furtos semelhantes em outras cidades do Paraná. O secretário explicou que este é um trabalho de inteligência da Guarda Municipal, realizado de forma voluntária por agentes da GM em horário de folga. “Hoje (quarta-feira, 4), acabamos efetuando uma prisão. Eram, três indivíduos. A princípios esses indivíduos não são de Cascavel. A senhora que foi conduzida (para 15ª SDP) já tinha uma passagem para Londrina e ela tem ‘passagem’ pela Polícia em todo o estado do Paraná”, completou.

“Com ela tinha já um telefone formatado e o que mais chamou a atenção foi uma máquina leitora de cartão, ou seja, a partir do momento que ela furta o cartão, se tiver com um a senha, ela já passa, saca e faz toda a movimentação”, disse o secretário, reforçando o alerta a todo cidadão que não deixem senhas anotadas junto com o cartão.

A Missão Viagem Segura terá sequência, principalmente nos chamados horários de pico, quando há uma um fluxo maior de passageiros. Segundo ele, a divulgação das ações da GM e a apresentação dos resultados do serviço de inteligência também contribuem para coibir o crime. “Percebemos que a demanda existe e o trabalho efetivamente funciona”, completou.