Policial

Veículo com aproximadamente 180 smartphones foi retido na Ponte Internacional da Amizade

Nenhum dos viajantes assumiu as mercadorias, eles alegaram que foram contratados para levar os eletrônicos até o Brasil.

Veículo com aproximadamente 180 smartphones foi retido na Ponte Internacional da Amizade

Nesta quinta-feira (23), equipes da Receita Federal e Força Nacional apreenderam vários smartphones em um veículo paraguaio.

A ação ocorreu por volta das 15h, quando os agentes abordaram o veículo que entrava no Brasil. Dentro do carro, onde estavam o motorista e dois passageiros, foram encontrados 180 smartphones e mercadorias diversas em malas de viagem.

Nenhum dos viajantes assumiu as mercadorias, eles alegaram que foram contratados para levar os eletrônicos até o Brasil.

O veículo e as mercadorias foram retidos. Os passageiros e motorista foram liberados, porém serão enviadas Representações Fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Estima-se que as mercadorias cheguem a R$ 200 mil.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

As ações fazem parte da Operação Fronteira Integrada e Hórus, que é realizada de forma integrada pela Receita Federal, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFRON), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro.

A Operação Hórus faz parte do Programa VIGIA, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transfronteiriços. Estima-se que a cadeia criminal do contrabando de cigarros envolva mais de 20 crimes, como corrupção, tráfico de drogas e de armas, roubo de veículos e de cargas, além de crimes violentos como homicídios e latrocínio.

As iniciativas estão inseridas no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.