Policial

Três casos de abandono de incapaz são registrados em uma semana

Quatro crianças foram recolhidas pelo Conselho Tutelar no Bairro Universitário.

Três casos de abandono de incapaz são registrados em uma semana

Cascavel – Mais um caso de abandono de incapaz foi registrado ontem (18) pelo Conselho Tutelar em Cascavel. Quatro crianças, três meninos e uma menina, foram recolhidos por conselheiros em uma casa na Rua Pedro Baú, no Bairro Universitário. De acordo com os conselheiros elas se encontravam em situação de abandono, maus-tratos e falta de higiene. A família já era acompanhada pela Rede de Proteção, e alvo de diversas denúncias, porém por conta de mudanças constantes de endereço o Conselho encontrou dificuldades em fazer o acompanhamento e chegou ao local por meio de nova denúncia. As crianças foram encaminhadas ao Programa Família Acolhedora.

Uma idosa, avó das crianças, também estava na casa e a Secretaria de Assistência Social foi acionada para fazer o atendimento dela.

A mãe dos menores não foi localizada, nem mesmo na segunda visita que as conselheiras realizaram no local neste sábado (19). Um adolescente, irmão das crianças estaria com o pai e ainda não foi localizado.

A mãe deve ser autuada por abandono de incapaz.

Outros dois casos

Na quinta-feira (17) duas crianças com idades em torno de 1,2 e 1,5 anos, foram deixadas sozinhas dentro de um carro na Rua Paraná, no Centro de Cascavel. Populares acionaram a Polícia Militar, Guarda Municipal e  Conselho Tutelar. O casal responsável, homem 30 anos e mulher 26 anos, foram presos em flagrante pelo crime de abandono de incapaz. Os dois forma liberados após pagamento de fiança. O caso é investigado pelo Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes).

O primeiro caso da semana foi registrado na noite de domingo (13) na Rua Engenheiro Heinz Marth, no Bairro Santa Felicidade. Quatro menores, duas meninas de 6 e 2 anos e dois meninos de 9 e 14 anos estavam sozinhos em uma casa sem fornecimento de luz, água e sem comida. A denúncia foi feita por vizinhos, que afirmaram que as crianças estavam sozinhas há mais de dois dias.

As crianças foram encaminhadas ao Programa Família Acolhedora. A mãe se apresentou dois dias depois afirmando que teria ido até Toledo, procurar trabalho e por falta de dinheiro não teria conseguido voltar. Ela  também passou a ser acompanhada pelo Programa e o caso é investigado pelo Nucria.