Cotidiano

Sebrae Paraná vai abrir nova turma do Empretec em Foz do Iguaçu

Palestra de apresentação da metodologia será na próxima segunda-feira (09), a partir das 19h

Sebrae Paraná vai abrir nova turma do Empretec em Foz do Iguaçu

Maria das Graças Bergmann é administradora. De Foz do Iguaçu, há muitos anos ela queria ser empreendedora, mas ainda não tinha consolidado seus projetos. Em 2016, no entanto, ela decidiu avançar e, para isso, participou do Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios.

“Eu trabalhava em uma empresa familiar e queria ter mais autonomia nas minhas decisões, pois estava bastante limitada. Entrei no Empretec e tive acesso a muitas oportunidades, mas a mais especial foi poder desenvolver habilidades que eu nunca imaginava que possuía”, relembra a empresária.

Hoje, quase seis anos depois de ter participado da formação que é conduzida pelo Sebrae, ela celebra os resultados e garante: quem fez Empretec em algum momento da vida, jamais abandona os ensinamentos.

“Sempre que consigo, indico para que as pessoas participem. O treinamento tira você da zona de conforto, dá uma visão clara sobre o que é empreender e me proporcionou experiências incríveis em apenas uma semana”, evidencia a empresária.

Nova turma em Foz do Iguaçu
Quem também quer ter acesso a esse aprendizado, tem uma nova oportunidade, em Foz do Iguaçu. Isso porque, depois de quase dois anos sem novas edições por conta da pandemia, o treinamento está com novas vagas abertas.

“É uma programação dinâmica e bastante prática que gera mudanças efetivas na vida dos participantes. Agora, temos essa oportunidade para quem queria fazer o Empretec e estava esperando pela abertura de uma nova turma”, explica a consultora do Sebrae Paraná, Amanda Fagundes.

Inicialmente, foram disponibilizadas 30 vagas para o Empretec, que ocorrerá entre os dias 4 e 9 de julho. Antes disso, no entanto, os interessados já têm um encontro marcado. Na próxima segunda-feira (09), será realizada uma palestra gratuita, a partir das 19h, no escritório do Sebrae em Foz do Iguaçu (Rua das Guianas, 151), para que os interessados possam entender melhor a metodologia, o cronograma de atividades e quais são os objetivos do seminário. Para participar, basta entrar em contato com o Sebrae pelo telefone (45) 3521-5300.

Metodologia
No Empretec, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado. O foco em comportamentos acontece porque a metodologia do Empretec é baseada no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios, pois depende das atitudes do indivíduo. Entre as características trabalhadas estão: busca de oportunidades, persistência, comprometimento e estabelecimento de metas.

Para participar do seminário Empretec, é necessário entrar em contato com o escritório do Sebrae Paraná pelo telefone (45) 3521-5300 e confirmar presença na palestra do dia 9 de maio. Após a palestra, o interessado deverá preencher um formulário e participar de uma entrevista de seleção, que irá identificar se a pessoa está ou não no momento certo, pessoal e profissionalmente, para fazer o Empretec.

O Seminário Empretec é composto por 60 horas de capacitação divididas em seis dias de imersão e o participante é desafiado em atividades práticas. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, pelo menos 75% dos participantes do Empretec declararam ter aumento no lucro mensal e 61% passaram a empregar mais após participarem do seminário.

Fonte: Assessoria