Cotidiano

Rodovia vira lixão

Não é de hoje que flagrantes de descarte irregular de lixo viram notícia. A frequência de casos que desrespeitam o meio ambiente e escancaram a falta de consciência de algumas pessoas quanto à separação do lixo orgânico do reciclável assusta.

Desta vez, às margens da rodovia-467, sentido Toledo a Cascavel, uma “montanha” de lixo. Pneus, garrafas de vidro e plástico, móveis, roupas, calçados, alimentos e como se não bastasse inúmeras caixas de medicamentos. Tudo a céu aberto. Há alguns meses, neste mesmo local, o Hoje News mostrou situação semelhante.

O risco do depósito inadequado do lixo está, inclusive, no aumento do número de casos de dengue no município. Conforme o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde, Cascavel possui 10 casos confirmados de dengue, todos autóctones – aqueles contraídos no local onde vive a vítima. Já as notificações somam 124.

Fiscalização

No fim da tarde de ontem, fiscais da Vigilância Sanitária foram até o local para averiguação. Segundo a Secretaria de Saúde de Cascavel, os medicamentos foram recolhidos pela prefeitura e somente após a análise dos lotes será possível rastrear a origem dos remédios e tomadas as providências legais.

Vale lembrar que flagrantes de descarte irregular do lixo podem ser feitos pelo 156 (Ouvidoria). É interessante ainda que o denunciante faça imagens para corroborar sua denúncia.