No fim de semana a Receita Federal em conjunto com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizaram uma operação onde foram retidos 7 ônibus com mercadorias com suspeitas de descaminho. Todas as abordagens aconteceram no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal de Santa Terezinha de Itaipu no oeste do Paraná.

Na sexta-feira(15) dois ônibus com placas de Chapecó-SC e um com placas de Ibiporã-PR foram retidos, outros quatro ônibus foram retidos, dois deles com placas de Foz do Iguaçu com estino à São Paulo. No sábado (16) os servidores da Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o BPFron, retiveram mais um ônibus de turismo.

No total, foram encontrados nos 8 veículos cerca de R$ 2,2 milhões em mercadorias diversas sem comprovação de regularidade fiscal de importação. Por isso, os ônibus e as mercadorias foram retidos e encaminhados para a sede da Receita Federal.

Durante as operações ninguém foi preso, mas serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 99152-2036 e (45) 99134-0100.