Esportes

Quais os principais benefícios da corrida?

Quando falamos em correr, é comum as pessoas lembrarem-se logo dos problemas que o esporte pode causar. Mas fazer isso só demonstra falta de conhecimento sobre a corrida.

Quais os principais benefícios da corrida?

Quem pratica corrida frequentemente só tem a ganhar. Os benefícios da corrida são muitos e atuam no corpo todo, melhorando o seu organismo e aumentando a sua disposição.

Correr eleva os batimentos cardíacos, acelerando seu metabolismo, trabalhando a sua musculatura cardíaca e aumentando a circulação do sangue. Quem corre, tem uma tendência menor a ter problemas do coração ou varizes, por exemplo.

Isso também faz com que seja muito mais fácil para você perder peso. Correr emagrece, porque além de queimar calorias, faz com que o seu corpo trabalhe mais rápido na absorção e descarte dos alimentos.

Outra vantagem de correr é que você deixa de ser sedentário. Quem pratica atividade física pelo menos três vezes por semana vive mais. Gostou? Então veja mais alguns benefícios da corrida abaixo e comece agora mesmo a correr!

5 Benefícios da corrida que você nem imagina

Veja por que você deveria correr um dia sim e outro não!

  1. Correr acaba com o estresse

Cansado, estressado e desanimado? Calce os tênis e vamos correr! A corrida libera endorfinas no sangue. O neurotransmissor faz com que você tenha mais disposição física e mental, aumenta sua sensação de bem-estar e alivia dores.

Ou seja, quanto mais você corre, menos dores e cansaço você sente. E não se preocupe, você vai ganhando tolerância e resistência para o exercício físico. Comece com cinco minutos todos os dias. Depois aumente para dez. E assim vai, até que você consiga correr uma quantidade considerável de quilômetros.

E não é apenas a endorfina que o seu sangue distribui pelo seu corpo enquanto você corre. Como seu coração bate mais rápido, as suas células vermelhas carregam mais oxigênio. Isso melhor a sua oxigenação em geral.

Um corpo mais oxigenado significa menos chances de desenvolver doenças como Alzheimer, por exemplo. E ainda estimula o seu cérebro e seu sistema nervoso, deixando você mais até mais “inteligente”.

  1. Previne osteoporose

A corrida é uma grande aliada na prevenção de doenças, como você já viu anteriormente. Além de melhorar seu cérebro e seu bem-estar psicológico, ela também atua nos seus ossos e articulações.

Correr faz com que o impacto consolide o cálcio nos ossos. Essa ação diminui o surgimento da osteoporose em mulheres consideravelmente. Diversos ortopedistas recomendam a corrida para quem já está em processo inicial da doença.

O ideal é correr em dias alternados cerca de 30 minutos. É preciso deixar o corpo descansar por pelo menos 24 horas depois de um treino mais pesado, para que os ossos e músculos possam se regenerar, diminuindo os efeitos da osteoporose.

  1. Melhora a sua pressão

Quem corre tem menos chance de ter problemas de pressão alta. Durante o exercício aeróbico, você tem uma melhora da complacência vascular e da vasodilatação dos capilares.

Isso diminui a Lipoproteína de Baixa Densidade, conhecida como LDL, no sangue. Ao mesmo tempo, pode ocorrer um aumento da Lipoproteína de Alta Densidade, ou HDL, o famoso colesterol bom.

O aumento da circulação durante a corrida evita também que seus vasos fiquem entupidos ou obstruídos com frequência.

  1. Regula o seu sono

Entre os muitos benefícios da corrida, este é um dos melhores. Quem sofre de insônia e ansiedade pode recorrer a corrida como forma de dormir melhor.

O gasto calórico da atividade faz com que o seu corpo precise do descanso de uma boa noite de sono. Estudos mostram que as pessoas que praticam exercícios físicos têm menos problemas de sono e dormem melhor.

Outra vantagem é que quem corre cria rotinas. As rotinas fazem com que você respeite horários, evitando ficar acordado até mais tarde ou acordar antes da hora.

  1. Aumenta seus músculos

Muita gente pensa que correr não tem nada a ver com musculação. Porém a corrida ajuda sim a tonificar alguns músculos, como os glúteos e os demais músculos das pernas.

A assimetria do terreno pode ser uma aliada na hora de aumentar a sua musculatura e você pode usá-la ao seu favor. O terreno atribui resistência aos músculos, por isso experimente correr na areia fofa, na grama, subindo uma lomba ou em locais menos convencionais.

Fonte: Saúde LAB