Agronegócio

PTI, Huawei e Coopavel se unem no maior projeto de inovação aberta do País

Cascavel – Um importante ato que abrirá perspectivas ainda mais otimistas ao agronegócio brasileiro será realizado às 9h30 desta quinta-feira (1º) na sede administrativa do Show Rural Coopavel, em Cascavel. O PTI de Itaipu, a Huawei e a Coopavel vão se unir para desenvolver projetos de inovação aberta para a agricultura e a pecuária. O protocolo de intenções será assinado pelo diretor-superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, general Eduardo Garrido, pelo diretor de Vendas da Huawei do Brasil, Francisco Menezes, e pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

A parceria vai conectar o agronegócio brasileiro à tecnologia das modernas redes 5G, mais eficientes, velozes e seguras na transmissão de dados. O objetivo é que esse seja o maior projeto de inovação aberta do Brasil no agronegócio. Será instalada uma moderna antena de transmissão 5G na área do Show Rural Coopavel, que garantirá suporte tecnológico para testagem e validação de novos produtos e serviços por parte das empresas âncoras, startups e academia.

A antena terá um raio de abrangência de até cinco quilômetros, o que ampliará a capacidade das experiências concretas de campo. Será montado também um espaço de coworking para facilitar o ambiente de trabalho das empresas e profissionais envolvidos.

Com a estrutura da rede 5G, clientes e fornecedores da Coopavel, como a indústria de equipamentos e de soluções para o agronegócio, terão a oportunidade de testar e validar diversas tecnologias disruptivas que serão permitidas com a conexão de internet de alta performance, como: a) o monitoramento e a transmissão em tempo real de imagens em alta definição sobre o solo e plantações para acompanhamento à distância e orientações técnicas; b) o funcionamento de máquinas e equipamentos de forma mais autônoma e inteligente; e c) informações precisas e detalhadas sobre a alimentação, o comportamento e a saúde dos animais, bem como sobre as condições climáticas.

 

R$ 6 milhões

Serão investidos cerca de R$ 6 milhões na fase inicial do projeto. A maior parte dos recursos virá da Huawei do Brasil, líder mundial em tecnologia 5G, por meio da Lei da Informática, com aportes e execução do Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela seleção e incubação das startups, e em ações para atender demandas concretas de inovação aberta da Coopavel e sua rede de cooperados em 21 municípios das regiões oeste e sudoeste do Paraná. As soluções inovadoras desenvolvidas serão apresentadas na próxima edição do Show Rural Coopavel.

 

 

O que é?

A inovação aberta é o ato que combina ideias internas e externas em arquiteturas e sistemas cujos requisitos são definidos como um modelo de negócios. Os benefícios da inovação aberta são redução do tempo e do custo para inovar; diminuição dos riscos para o negócio; aumento do retorno sobre o investimento; abertura de novos mercados e oportunidades, e criação de novos modelos de negócios e fontes de receita.