Esportes

Projeto Meninos do Lago será exportado para o Peru

Os treinos no país vizinho serão realizados no rio Cañete, na cidade do mesmo nome

Foz do Iguaçu – O projeto Meninos do Lago, mantido por Itaipu Binacional e Federação Paranaense de Canoagem, será replicado agora no Peru como modelo de desenvolvimento da canoagem slalom.

Os treinos no país vizinho serão realizados no rio Cañete, na cidade do mesmo nome, distante 130 quilômetros da capital Lima. O objetivo é começar as atividades no início de 2016 com a meta de levar o sucesso brasileiro para terras peruanas.

O interesse partiu do representante da Federação Peruana de Canoagem, Luiz Vereau, que esteve nesta semana em Foz do Iguaçu, onde conheceu o Canal Itaipu, local onde cerca de 120 adolescentes treinam diariamente a canoagem slalom no contraturno escolar.

Segundo Vereau, o Peru tem um grande desafio para 2016, pois será sede do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom e, para 2017, quando realizará os Jogos Pan-Americanos.

“Temos a necessidade de desenvolver a canoagem no Peru. E em pouco tempo”, afirmou.

A intenção é replicar o modelo do Meninos do Lago não apenas porque este conseguiu formar vários atletas em pouco tempo, mas também pelo apelo social e ambiental.

“Assim como no Brasil, temos muitos meninos e meninas carentes precisando de um incentivo para se tornar bons cidadãos. Vocês estão muito adiantados. E o resultado aqui é fantástico”, afirmou.