Os profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino Cascavel participaram, na tarde de sexta-feira (14), da formação continuada “Mesa Redonda: Covid-19 – Ciência e Consciência no Combate à Pandemia”. O evento, que ocorreu de forma on-line em parceria com o Grupo de Estudos de Evidências Científicas em Covid-19 da Universidade Estadual de Maringá e da Associação Amigos do Mudi-UEM , teve a participação de diversos profissionais da área de saúde, apresentando estudos que estão sendo desenvolvidos para melhor compreensão da Covid-19.

A palestra foi disponibilizada aos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e demais municípios que pertencem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, totalizando mais de 3 mil pessoas assistindo o evento, ao vivo, sendo que nesta segunda-feira (17) a live já contava com quase 10,5 mil visualizações.

As temáticas tratadas durante a Mesa Redonda abordaram os mais diversos assuntos relacionados ao Coronavírus e suas implicações. A Profª. Drª. Débora de Mello Gonçalves Santana apresentou a caracterização do Coronavírus e da pandemia no atual cenário que vivemos. Em seguida, a Profª. Drª. Patrícia de Souza Bonfim de Mendonça apresentou a temática sobre como o vírus nos faz adoecer, mostrando como as células reagem e os processos inflamatórios causados pela Covid-19.

A live disponibilizou momentos para a participação dos espectadores e vários servidores puderam tirar as mais variadas dúvidas que têm permeado o dia a dia em decorrência da Covid-19. O ciclo de palestras contou ainda com a participação da Profª. Drª. Juliana Vanessa Colombo, que apresentou os tratamentos e perspectivas de vacinas.

De uma maneira descontraída e bem-humorada, a Profª. Msc. Marcia Clotilde Facci Capelette apresentou o Poema “O caipira e o Coronavírus”. E para fechar a tarde de palestras teve ainda a participação do Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto, que abordou o assunto apresentando os cuidados sobre a prevenção e cuidados em casa, na escola e no trabalho.

A Secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, destacou a importância do momento, que possibilitou maior conhecimento sobre a pandemia ao público em geral e aos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino, enaltecendo a parceria com a Universidade Estadual de Maringá – UEM. “Eu penso que estas informações são muito importantes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional”, afirmou, externando gratidão a todos os envolvidos na realização da mesa redonda.