Policial

Presos da Cadeia Pública podem ser lavados à PEC

Cerca de 160, dos quase 200 presos que estão hoje na Cadeia Pública de Cascavel, que tem capacidade para abrigar 16 detentos devem ser transferidos.

Presos da Cadeia Pública podem ser lavados à PEC

Cerca de 160, dos quase 200 presos que estão hoje na Cadeia Pública de Cascavel, que tem capacidade para abrigar 16 detentos devem ser transferidos para a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel). A informação foi repassada por fontes ligadas a Penitenciária e a transferência dos primeiros 40 presos deve acontecer já na segunda-feira (2), de acordo com uma fonte interna da Cadeia Pública de Cascavel.

A transferência acontece após uma série de denúncias e pedidos de ações que terminem com o fechamento total da Cadeia Pública. Na quarta-feira(28) vereadores estiveram no local e levaram até o Ministério Público a situação da superlotação, em que presos se “amontoam” no local. No dia seguinte a OAB-Cascavel pediu ao Estado um cronograma de medidas que levem ao fechamento definitivo da Unidade.

Na última sexta-feira (30) o juiz da VEP (Vara de Execuções Penais) Paulo Damas esteve na Cadeia realizando visita de rotina e em entrevista ao Jornal O Paraná afirmou que a situação da Cadeia é complicada, mas que não cabe ao poder judiciário, nem ao Depen (Departamento Penitenciário), resolver o problema da superlotação que já acontece há anos e que o Estado precisa construir uma Casa de Custódia com pelo menos 600 vagas para presos provisórios, o que resolveria o problema.

Sindicato em alerta

Consultado sobre a possível transferência o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) demonstrou preocupação com a superlotação da PEC e a falta de agentes penitenciários: “O sindicato não vê esse aumento de detentos com bons olhos, uma vez que a possibilidade de uma nova rebelião no local seria grande”, alerta a diretora executiva do Sindicato, Vanderleia Leite.

O sindicato lembra ainda que com o número atual de presos no local já há uma grande defasagem no número de agentes necessários para a PEC. Visto que para os cerca de 970 presos no local hoje existem 103 agentes penitenciários, divididos em 3 equipes, quando o número necessário para garantir a proporção de segurança de presos por agente seria de 195 profissionais. “Aumentar o número de presos no local é colocar não só os agentes em perigo, mas toda a cidade que sente os reflexos de uma rebelião. O Depen já foi oficiado diversas vezes por conta dessa situação e inclusive a direção regional já reconheceu que existe uma defasagem de 60% no efetivo”, complementa Vanderleia.

Depen

Questionada sobre as possíveis transferências, a coordenação regional do Depen negou que exista algo nesse sentido por enquanto.