Economia

Presente no Paraná, Banco da Família comemora terceira posição mundial no ranking do microcrédito

Isabel Baggio, presidente do Banco da Família
Isabel Baggio, presidente do Banco da Família

O Banco da Família é o terceiro melhor colocado no ranking mundial das instituições de microfinanças. A informação é da MicroRate, principal qualificadora de operadoras do setor. A instituição catarinense obteve avaliações A- e 4,5 estrelas entre 204 participantes. O resultado indica a viabilidade institucional no longo prazo e boa capacidade financeira, além de excelência no desempenho social. A MicroRate destacou também como pontos positivos a governança corporativa, gestão, situação financeira e foco na atuação.

“Estamos felizes porque uma nota dessas em ano de pandemia, quando muitos negócios fecharam, é um resultado incrível. Submeter nossos números à análise de uma qualificadora e constatar que, apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter nosso status, representa uma grande vitória”, disse a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio. Em 2020, apesar da crise mundial, o Banco da Família cresceu 20%.

Na qualificação social, a instituição melhorou a marca de 4 estrelas obtida em 2017: passou para 4,5 estrelas, ficando entre os 5% que atingiram essa classificação. Segundo a MicroRate, ações que geram impacto social positivo entre os clientes, colaboradores e a sociedade em geral, foram fundamentais para isso.

O Banco da Família também lidera o ranking da Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (AMCRED-Sul), com 12,3 mil operações de crédito somente no primeiro semestre deste ano, num total de R$ 60,3 milhões emprestados. O valor é 67,86% maior que o segundo colocado.

Presente no Paraná desde 2018, o Banco da Família tem uma agência em União da Vitória e agentes remotos em Bituruna, Francisco Beltrão, General Carneiro, Guarapuava, Palmas, Pato Branco, São Mateus do Sul, atendendo outros 33 municípios paranaenses. A instituição prepara agora a entrada na região dos Campos Gerais.

E o ritmo de expansão também segue forte. Em 2020, o banco ampliou sua presença no Rio Grande do Sul, chegando a Santa Cruz do Sul e Gravataí. Em breve, estará também em Porto Alegre, região metropolitana e noroeste gaúcho. Em Santa Catarina, abriu operações em Concórdia e Rio do Sul.

Mais informações: www.bancodafamilia.org.br.