Educação

Preparação e adaptação na educação infantil

Colégio realiza atividade para que pais e filhos se adaptem ao início da vida escolar

O início da vida escolar é uma experiência desafiadora para as crianças. É o início do processo de desbravar um novo espaço, com novas pessoas, regras diferentes das de casa, rotinas diferenciadas e um momento de ficar longe dos pais por uma boa parte do dia. Este é, sem dúvida, um tempo de fortes emoções, de descobertas e principalmente de iniciar sua autonomia. E, por isso, é também um tempo de inseguranças e incertezas trazidas pelo desconhecido.

Para que se seja possível passar por esse período de forma tranquila, cabe à escola, em parceria com a família, realizar um trabalho que facilite a adaptação das crianças nesse novo mundo. Por isso, o Colégio Santa Maria propõe um trabalho diferenciado para que tal momento seja aproveitado de maneira saudável, ou seja, não abrupta, pois os pequenos e seus familiares vão aos poucos se acostumando com a novidade que é a escola.

Antes mesmo de iniciar o ano letivo, se inicia o processo de adaptação dos alunos e pais: para isso é realizada uma entrevista individual entre os pais e a professora regente das turmas do Nível 1 ao 3 da Educação Infantil. Este é o momento em que os pais têm a oportunidade de conhecer a professora e relatar as particularidades da criança. Durante a entrevista é questionado aos pais sobre como são os costumes da criança em casa, em relação à alimentação, ao brincar, a higiene, saúde e como é rotina familiar. Também são passadas algumas orientações para que os pais contribuam ainda mais com este momento e a criança possa de sentir segura.

É muito importante que ocorram momentos de interação com os pais para que estes também se sintam seguros. Pois não se trata de uma questão apenas da criança, na verdade o enfrentamento ao novo é algo que tira a tranquilidade principalmente dos pais, que muitas vezes estão ficando longe dos filhos pela primeira vez, tendo que confiar seus cuidados a pessoas estranhas a seu convívio. Por isso o colégio também proporciona um momento coletivo com pais e crianças: um piquenique no qual os pais devem contribuir com um prato e aproveitarem para também se divertirem junto com as crianças.

Nos últimos anos tem se percebido uma mudança significativa, principalmente no tempo necessário para a adaptação. No primeiro dia de aula, já é possível observar os alunos tranquilos, alegres para virem à escola e os pais mais seguros com esse processo. Logo eles ganham autonomia para circularem pelo ambiente da escola sem medo, reconhecendo os colegas e outras professoras e funcionários como parte do seu circulo de convívio.

O Colégio Santa Maria é uma grande família sempre disponível a receber novos membros! Aqueles que passaram por esta escola, geralmente permanecem com um forte vínculo de amizades, recordando sempre dos momentos vividos com grande carinho. Por isso cada professora, as irmãs e funcionários esperam poder contribuir na formação de cada pequeno novo aluno, da melhor forma que puderem. Que os pais possam se sentir seguros e confiantes, pois o Colégio tem o compromisso de fazer o melhor pelos seus alunos.