Cotidiano

Prefeitura revitaliza Escola Edson Pietrobelli

Estão sendo investidos R$ 2,5 milhões na obra que está com aproximadamente 40% dos trabalhos concluídos

Prefeitura revitaliza Escola Edson Pietrobelli

A Escola Municipal Edson Pietrobelli, o Caic II, no bairro Santa Cruz que está passando por uma grande revitalização.

Construída na década de 1990, com estrutura pré-fabricada de concreto a cobertura possui blocos composta por placas de concreto encaixados. Na concepção da edificação foi previsto, em cada módulo estrutural, a existência de vigas calhas que recolhem e direcionam as águas pluviais, com tubos de queda embutidos na estrutura dos pilares.

A estrutura foi severamente comprometida com as sucessivas intervenções inadequadas para a limpeza de materiais que impediam  a passagem do fluxo de água da chuva, resultando em infiltrações frequentes nos pilares e,consequentemente, degradação da estrutura, móveis e equipamentos, bem como prejuízo direto à qualidade do ambiente escolar para os alunos nos dias chuvosos, uma vez que os alagamentos se tornaram frequentes nas salas de aula, impedindo assim a utilização desses ambientes.

Problema semelhante foi registrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no prédio da  Escola Municipal Professora Dulce Andrade Siqueira Cunha  (Caic I), na região do bairro Clarito.

Dessa forma, tendo em vista experiência anterior bem-sucedida na resolução do problema, a Semed iniciou as obras de melhorias no Caic II.  A reforma da cobertura do prédio está sendo feita através da solução estrutural em Steel Frame, a qual é composta por perfis galvanizados, tornando a estrutura bem mais leve que as convencionais em estrutura metálicas, e mais resistentes a degradação do tempo.

Os engenheiros da Secretaria de Educação ressaltam  que a estrutura pré-fabricada do complexo de edificações do Caic II foi concebida para o atual sistema de cobertura composto por placas de concreto.

Nesse contexto, a solução da estrutura em Steel Frame tem o objetivo de minimizar o peso que será implementado sobre a estrutura já existente, prevenindo futuros problemas oriundos de eventual sobrecarga sobre os pilares e vigas.

A última medição da obra foi feita em de 10 de setembro e apontou que  39,45% dos serviços já haviam sido executados.

A ordem de serviço para o início das obras na Escola Municipal Edson Pietrobelli foi assinada no dia 28 de junho. Estão sendo investidos R$ 2.457.623,56 e o

prazo de execução da obra que compreende a cobertura da Escola e do Cmei Espaço Vida é de cinco meses.

No Caic estudam 587alunos, com várias turmas em tempo integral. Já o Cmei Espaço e Vida atende a 170 alunos.