Policial

Policiais civis denunciam falta de viaturas descaracterizadas

Veículos usados pelas equipes são ?velhos conhecidos dos bandidos?

Cascavel – Quinze carros. Esse é o total de viaturas descaracterizadas que a Polícia Civil de Cascavel possui para trabalhar nas investigações. De acordo com uma denúncia recebida por O Paraná, os distritos da cidade e as Delegacias do Adolescente e da Mulher não possui nenhum veículo e pior, os setores que têm, contam com automóveis antigos e sucateados.

De acordo com um policial civil que preferiu não se identificar, os carros já são “velhos conhecidos” dos bandidos.

“Temos veículos bastante usados, que rodam o dia todo. Os criminosos já conhecem o modelo, a cor, a placa e sabem até quantos riscos na lataria existe”.

Segundo o investigador, existem carros adquiridos ainda em 2001.

“Se um veículo normal, de uso regular, com 14 anos já está com bastante problema, imagine um que fica praticamente 24 horas por dia nas ruas?”.

Questionado a respeito de um possível rodízio, o policial disse que isso não existe e que o Governo do Estado fez a entrega há pouco tempo de viaturas identificadas.

“Mas isso para nós pouco resolve. Como se investiga um crime, seja ele tráfico ou homicídio, chegando com um carro identificado com timbre da polícia?”.

Conforme alega outro policial, o GDE (Grupo de Diligências Especiais) é o setor da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel que conta com o maior número de viaturas, oito no total. Porém, elas foram adquiridas de 2001 a 2007.

A Delegacia de Homicídios conta com cinco automóveis, com ano de fabricação que varia de 2001 a 2013. Já o setor de estelionatos está com dois carros, um do ano de 2003 e outro de 2006.

Segundo ele, os distritos e as Delegacias da Mulher e do Adolescente não têm nenhum veículo.

“São três setores que possuem inúmeros inquéritos e dependem de viaturas identificadas ou ainda da cessão de algum outro departamento”.

A responsabilidade, conforme o investigador, na troca e aquisição das viaturas é do Governo do Estado. A reportagem de O Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil em Curitiba. Segundo nota encaminhada, o Governo fez, nos últimos anos, diversas melhorias na infraestrutura da 15ª SDP.

Conforme a assessoria existe um protocolo que estuda a aquisição de novas viaturas, que tramita na Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária), mas que ainda não há previsão de quando os novos carros virão para Cascavel.

Questionados a respeito da quantidade de veículos, a assessoria disse que, por questões estratégicas não divulgam a quantidade de viaturas que cada subdivisão possui, para não atrapalhar o trabalho da polícia.

(Com informações de Tissiane Merlak)