Policial

Polícia Federal desarticula organização criminosa suspeita de fraudar licitações no Paraná e mais dois Estados

Operação Epagoge cumpre 22 mandados no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo

Polícia Federal desarticula organização criminosa suspeita de fraudar licitações no Paraná e mais dois Estados

Curitiba/PR – Na manhã desta quinta-feira (30) a Polícia Federal em cooperação com o Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União desencadeou a Operação Epagoge para desarticular organização criminosa suspeita de fraudar licitações.

Cerca de 75 policiais federais e seis auditores da CGU cumprem 22 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, Piraquara, Guaratuba, Balneário Camboriú (SC) e São Paulo.

A investigação teve início em 2015 a partir da suspeita de que empresas de um mesmo grupo estariam atuando mediante ajuste, prejudicando a concorrência em licitações promovidas pelo Poder Público, principalmente para a compra de eletrônicos.

No inquérito policial identificou-se que algumas das pessoas jurídicas funcionavam no mesmo endereço e pertenciam aos mesmos proprietários, a indicar que empresas fictícias atuavam candidatando-se simultaneamente no mesmo certame, a fim de viabilizar que uma delas se sagrasse vencedora, com possibilidade de manipular os preços.

Segundo dados da CGU, entre 2010 e 2019, as empresas participantes do grupo firmaram contratos com o Poder Público em valores que ultrapassaram R$ 60 milhões.

O termo Epagoge, dado à operação, significa, em grego, “indução. Induzir o pensamento de alguém”.