Policial

Polícia Civil abre inscrição para pós-graduação em operações aéreas

É a primeira pós-graduação do PAÍS em que os policiais formados terão diploma. O curso é reconhecido pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Em outros estados, os policiais têm oportunidade de fazer apenas cursos técnicos na área. Inscrição poderá ser feita até as 12h do dia 11 de outubro.

Polícia Civil abre inscrição para pós-graduação em operações aéreas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) abriu o período de inscrições para o primeiro curso de pós-graduação em Operações Aéreas de Segurança Pública. É o primeiro do Brasil. As inscrições foram abertas segunda-feira (09) e são ofertadas 20 vagas para policiais civis interessados em adquirir formação como operador aerotático. Para ingressar no curso, o candidato deve ter (entre outros requisitos) diploma de nível superior, ser considerado apto em 10 provas de teste de aptidão física (TAF) e um exame de aptidão específica.

O delegado Renato Coelho acredita que o curso terá alta procura entre os policiais, pelo ineditismo e oportunidade de especialização. “”É a primeira pós-graduação do Brasil em que os policiais formados terão diploma. O curso tem carga horária de mais de 500 horas””, informou. Em outros estados, os policiais têm oportunidade de fazer apenas cursos técnicos na área. O curso é reconhecido pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Coelho explica que o operador aerotático tem importante papel nas ações policiais aéreas. “O operador é responsável por fazer a segurança da aeronave e auxiliar o piloto em pousos e decolagens. É o ‘olho’ do piloto. Além disso ele faz resgate de vítimas””, disse o delegado.

INSCRIÇÃO E REQUISITOS – A inscrição poderá ser feita até as 12h do dia 11 de outubro. A seleção dos candidatos será presidida pelo Grupo de Operações Aéreas e supervisionada pela Escola Superior de Polícia Civil. O edital do curso de pós-graduação em operações aéreas de segurança pública pode ser acessado AQUI.

São requisitos para a inscrição: ser servidor policial civil do Paraná; estar atualmente no regular exercício de suas funções; possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação; preencher integralmente o formulário de inscrição disponibilizado no link on-line; apresentar, na data do TAF, atestado médico específico para realização das provas descritas no edital; não apresentar condenação em processo criminal e/ou em processo administrativo-disciplinar; ter autorização da autoridade policial titular da unidade em que está em exercício para participar do curso.

Os candidatos que tiverem a inscrição homologada serão submetidos às provas do teste físico, que envolvem: barra fixa, flexão de braços, abdominal remador, natação (nado crawl) 600 metros, natação de 200 metros; corrida rústica de oito quilômetros, subida vertical no cabo de cinco metros com o auxílio das pernas, apneia horizontal de 15 metros, flutuação vertical com traje de banho e camiseta por 30 minutos ; salto de plataforma de 10 metros. A aprovação no TAF levará o candidato para o exame de aptidão específica de tiro com arma curta.

O curso é intensivo, têm início no dia 4 de novembro e termina no dia 23 de dezembro de 2019, em regime de internato.