Policial

PCC: membros são presos por atentado a integrante de facção rival

Integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) foram presos ontem em Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu durante Operação Tribunal do Crime – Spodium. Em 22 dias de investigação, 12 pessoas foram presas e um adolescente apreendido, que seriam integrantes do PCC e que teriam participação em uma tentativa de homicídio dia 10 de outubro deste ano no Bairro Brazmadeira, em Cascavel.

A Delegacia de Homicídios de Cascavel conduziu a operação.

No mesmo dia da tentativa de homicídio foram presos em flagrante Guilherme Henrique Alves e Rafael Alves Rodrigues. Um adolescente de 17 anos foi apreendido.

E, por meio de interceptações telefônicas e do auxílio da Polícia Federal que repassou informações à Polícia Civil, que a forma de atuação do “tribunal do crime” foi identificada. “Heitor [Simão, de 22 anos] foi julgado em uma espécie de ‘tribunal do crime’. Ele morava em Cascavel e foi para Santa Catarina, onde se associou a uma facção criminosa. Voltou para Cascavel e os membros do PCC ficaram sabendo. Mostrando intolerância ao integrante da facção rival, planejaram sua morte”, disse a Delegada de Homicídios, Mariana Vieira.

Heitor seria membro do PGC (Primeiro Grupo Catarinense).

No “tribunal do crime”, ele foi amarrado e interrogado para contar o funcionamento da facção criminosa à qual pertence. O rapaz seria levado dentro do porta-malas de um carro a outro local para ser executado, mas conseguiu escapar e, na fuga, levou dois tiros, mas sobreviveu.

Presos e crimes

Oito pessoas foram presas em cumprimento a mandado de prisão (veja lista). Elas responderão por tentativa de homicídio e associação criminosa.

As investigações seguem para identificar outros envolvidos no “tribunal do crime”, alguns que teriam participação nas ações de dentro da prisão.

Alguns dos presos também são investigados por roubos.

Presos função
Thaina Morais dos Santos “Geral Fora do Ar”
Oseias Ricardo Ramos Gielow “Disciplinar da regional 45”
Leandro Alves de Souza “Setor da Rifa”
Lucas Daniel Bonifácio Tosta “Setor do jogo do bicho”
Jonata Junior Rocha “Disciplinar da regional 45”
Bruno Slomp dos Santos “Geral da Rua”
Andrei dos Santos Marques “Disciplinar da 45”
Rafael Alves Rodrigues “Disciplinar da 45”

Veja o vídeo das buscas feitas na manhã desta quinta-feira (01) durante a Operação:

Assista a entrevista coletiva sobre o caso: