Cotidiano

País voltará a crescer, prevê general

Acic convidou o general para uma palestra em homenagem ao Dia do Soldado, oficialmente comemorado em 25 de agosto

Cascavel – O general da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, Marcos de Sá Affonso da Costa, transmitiu uma mensagem de otimismo aos empresários cascavelenses ao participar da reunião de quinta-feira à noite da Acic.

“O Brasil voltará a crescer, porque reúne inúmeras condições para isso, e precisará estar preparado para defender os seus interesses”, afirmou. A informação foi bem recebida pelos líderes presentes, que sentem com força o impacto da retração econômica resultante de medidas governamentais equivocadas adotadas nos últimos anos.

A entidade convidou o general para uma palestra em homenagem ao Dia do Soldado, oficialmente comemorado em 25 de agosto. Ele fez um relato histórico detalhado, com destaque a conflitos da época do império e pós-emancipação do Brasil.

O comandante da 15ª Brigada citou a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial e em ações mais recentes, como a força de paz enviada ao Haiti. Informou ainda da postura do Exército em anos considerados conturbados e do permanente desafio de ajudar a manter a ordem. “O soldado tem papel dos mais relevantes no cotidiano das Forças Armadas. É uma missão de grandeza, sujeita a riscos, que exige dedicação exclusiva e também um intenso compromisso de amor ao País”, destacou.

AÇÕES ESTRATÉTICAS

Em sua palestra na Acic, o general Affonso da Costa também discorreu sobre alguns dos programas estratégicos do Exército, como o Sisfron, que protege a região de fronteira; o Proteger, com foco na fabricação de unidades do tanque anfíbio Guarani, e do Astros 2020, que tem com meta a produção de lançadores de mísseis e foguetes. O Exército conta ainda com programa de Defesa Cibernética e, há cerca de dez anos, firmou parceria com o Ministério do Esporte para a formação de atletas de alto rendimento. Dos 145 brasileiros que conseguiram índice para a Olimpíada do Rio de Janeiro, 52 são integrados ao projeto e alguns conseguiram medalhas.