Policial

Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PM em Santa Helena

A operação contra o tráfico de drogas buscava localizar pontos de armazenamento e distribuição da droga

Um trabalho de inteligência do 5º Comando Regional da PM (5º CRPM) na região Oeste do Estado resultou na apreensão de 1,1 tonelada de maconha e no encaminhamento de seis pessoas nesta quinta-feira (10) na cidade de Santa Helena.  -  Curitiba, 11/06/2021  -  Foto: PMPR
Um trabalho de inteligência do 5º Comando Regional da PM (5º CRPM) na região Oeste do Estado resultou na apreensão de 1,1 tonelada de maconha e no encaminhamento de seis pessoas nesta quinta-feira (10) na cidade de Santa Helena. - Curitiba, 11/06/2021 - Foto: PMPR

Um trabalho de inteligência do 5º Comando Regional da PM (5º CRPM) na região Oeste do Estado resultou na apreensão de 1,1 tonelada de maconha e no encaminhamento de seis pessoas nesta quinta-feira (10) na cidade de Santa Helena. A operação contra o tráfico de drogas buscava localizar pontos de armazenamento e distribuição da droga.

Segundo a porta-voz do 5º CRPM, capitã Marcia Bobko Bilibio, a apreensão ocorreu quando as equipes policiais militares, que já monitoravam uma propriedade rural suspeita de ser um dos pontos usados para o tráfico, avistaram uma Fiat Fiorino e um veículo batedor da carga e fizeram uma abordagem. Dentro da pick-up havia maconha.

Com apoio de outras equipes policiais foi feita uma vistoria na propriedade e encontrados os fardos de maconha prensada, além de 95,3 quilos de capulho (maconha não prensada), duas armas de fogo e munições. Os encaminhamentos envolvem quatro adultos e dois adolescentes.

O esforço de inteligência da PM para desmantelar esse ponto de tráfico levou meses de investigação. Neste período, o trabalho resultou na apreensão de mais de 2 toneladas de maconha e 13 pessoas encaminhadas (11 adultos e dois adolescentes) por envolvimento com o tráfico, somando as apreensões desta quinta-feira.

“Antes da ação de hoje já tínhamos feito outras abordagens no decorrer das diligências. Essa quantidade de maconha seria enviada para várias partes do Brasil”, explicou a capitã.

A apuração de informações sobre a atividade criminosa foi coordenada pela Agência Regional de Inteligência do 5º CRPM, contando com apoio das Agências de Inteligência do 14º BPM (Foz do Iguaçu), 6º BPM (Cascavel) e 19º BPM (Toledo), além do apoio da Agência de Inteligência do 4º BPM de Maringá e da Inteligência da Receita Federal do Brasil.