A Universidade Paranaense – Unipar realizou a 2ª Jornada Integrada do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, reunindo estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais de suas sete unidades. O evento foi realizado pelo canal da Unipar no YouTube.

A abertura foi com o professor Dr. Thiago Martins, que explanou o tema “Inovação, cliques e lucros”. A ênfase foi empreendedorismo e marketing digital, detalhando sobre redes sociais, infoproduto, APP, ADS, e-commerce e marketing de conteúdo.

Para falar sobre carreira, foi convidado o gerente de Trade Marketing Nacional do Canal Distribuidores na Colgate-Palmolive, Paulo Henrique Nardin. Ele contou sua experiência profissional, expectativas e realidade após se formar. Também refletiu: “Por que a zona de conforto pode ser um obstáculo para a mudança de vida?”

O profissional contextualizou o que é trade marketing, incentivou os acadêmicos a buscarem oportunidades e o desenvolvimento de habilidades para desempenhar um bom trabalho. Também frisou a importância de saber vender o seu trabalho.

O encerramento foi com o gestor da linha estratégica de Startup do Sebrae/PR na região oeste, Gabriel Caus. O gestor destacou que startup não é só APP. Sua fala discorreu sobre o conceito de empreendedorismo e quem é o empreendedor, além de desmitificar a inovação, tendências globais e tecnológicas, e startups – o que é e quais as características.

Segundo dados apresentados, 38,7% da população brasileira empreende e 25,55% desejam empreender. Citou, ainda, exemplos de startups, como Ebanx (conecta o mundo à América Latina) – startup paranaense considerada Unicórnio, pela avaliação de mercado em US$ 1 bilhão. E mencionou outras plataformas: Aprova Digital, Vittude, Petlove, Tembice, Fazenda Futuro, Contabilizei e Gympass.

 

O gerente de Trade Marketing Colgate-Palmolive, Paulo Nardin, compartilha experiências da carreira

 

O gestor Gabriel Caus fala sobre startup