Policial

Foz sedia campeonato de salvamento aquático

Foz do Iguaçu – O Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático (Rescue Day 2018) começou nessa quinta-feira (22) em Foz do Iguaçu. Mais de 400 atletas de diversos estados brasileiros que atuam como guarda-vidas passarão por exercícios de resgate de vítima na água, prova de revezamento, aquathlon e individual. A competição faz parte do 18º Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom 2018, promovido pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

Os participantes foram recepcionados na quarta-feira pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Edemilson de Barros, acompanhado por outros comandantes-gerais do País, pelo presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles. Os guarda-vidas foram recebidos durante conferência com a coordenação da competição da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e o Corpo de Bombeiros paranaense.

“O objetivo da Sobrasa e do Corpo de Bombeiros é reduzir os índices de mortes por afogamento no Estado e, neste evento, queremos que todos aproveitem o momento de integração e de competição para treinar habilidades e técnicas de prevenção ao afogamento”, disse o coronel Edemilson.

O coronel Telles, da Bahia, destacou a grande adesão de bombeiros militares interessados em aperfeiçoar suas técnicas para prevenir afogamentos. “Apesar de sermos conhecidos como homens e mulheres do fogo, na prática, a atividade dos bombeiros em acidentes em meio líquido são mais numerosas. Por isso, esse trabalho precisa ser muito bem realizado pelos Corpos de Bombeiros para que vidas sejam salvas”, disse.

Os bombeiros participarão de competições para estimular o aperfeiçoamento. As provas serão no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti e no Iate Clube Lago de Itaipu.

Box

Tailandês herói participa do evento

O contra-almirante da Marinha Real Tailandesa, Apakorn Yukongkaew, que resgatou 12 crianças que estavam presas em uma caverna inundada no Norte da Tailândia em julho deste ano, participará do 18º Seminário Nacional de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (23) em Foz do Iguaçu. A palestra encerra oficialmente os trabalhos do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom 2018).