Policial

Ex-professor de Curitiba condenado por estupro é preso nos Estados Unidos

Sergio Donizetti Luciano trabalhou em instituições do Paraná

Ex-professor de Curitiba condenado por estupro é preso nos Estados Unidos

Um ex-professor de Curitiba considerado foragido da Justiça brasileira foi preso nos Estados Unidos, segundo o Homeland Security Investigations (HSI), que é um órgão do governo americano voltado para investigar imigrações.

Sergio Donizetti Luciano, 59 anos, está sob custódia do governo federal dos Estados Unidos e foi condenado no Brasil por estupro de vulnerável, de acordo com o HSI.

O governo americano divulgou a prisão na segunda-feira (26), mas não informou o dia em que o suspeito foi detido.

No Brasil, Sergio responde a um processo em Santa Catarina. A ação é de 2014 e corre sob segredo de Justiça. Ele também já trabalhou como professor em instituições do Paraná, como colégios de Curitiba.

Em 2018, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou o investigado a oito anos de reclusão em regime semiaberto. À época, a decisão concedeu direito ao acusado de recorrer em liberdade.

Em julho de 2020, a Justiça expediu um mandado de prisão contra o réu.

O HSI informou que Sergio trabalhou como treinador de times de vôlei em diversas equipes dos Estados Unidos, entre 2017 e 2021.

O órgão apura se o investigado também cometeu crimes nos Estados Unidos e pediu para que a população local faça denúncias, se for o caso.

 

Via: O Clique/G1