Cotidiano

Estado promove ações pelo Dia Mundial da Água

As ações se estenderão pelo Paraná até 28 de abril, nos finais de semana. Compartilhar

Estado promove ações pelo Dia Mundial da Água

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Governo do Estado promoverá diversas ações de conscientização, preservação e sensibilização sobre biodiversidade. As atividades serão desenvolvidas pela a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Nesta sexta-feira (22), o governador Carlos Massa Ratinho Junior participa do lançamento do programa Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas no Iate Clube de Caiobá e no Terminal Turístico Pesqueiro (Trapiche) de Guaratuba, no Litoral do Estado. As ações serão realizadas até o dia 28 de abril em diferentes municípios paranaenses.

O objetivo é ampliar a discussão sobre a importância da preservação dos mananciais para que a água possa efetivamente estar disponível para todos. Serão base do trabalho as 16 bacias hidrográficas do Paraná. “A agenda de atividades está voltada para o objetivo maior da Secretaria que é o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do estado”, ressalta o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.

AÇÕES – Entre as principais ações a serem realizadas durante o mês estão a soltura de peixes nas bacias do Paraná, plantio de árvores e tenda com ações de educação ambiental.

DIVULGAÇÃO – Durante cada semana, a secretaria divulgará em sua página no Facebook (www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo) um calendário indicando o local que será realizado o evento do programa. Demais ações promovidas serão divulgadas em matéria por semana.

DIA DA ÁGUA – A data foi comemorada pela primeira vez em 1993, numa realização da Organização das Nações Unidas (ONU). A intenção é conscientizar sobre os problemas que envolvem a água nos dias de hoje. A ONU desenvolve temas anuais para definição de ações. O tema para 2019 é Água para todos: não deixar ninguém para trás – uma adaptação da promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

É neste contexto que a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e turismo lançao programa Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas. “Um programa como esse pode ajudar a recuperar, conservar e preservar as bacias hidrográficas em situação de vulnerabilidade ambiental”, diz a diretora de Políticas Ambientais da Secretaria, Fabiana Campos. “Isso é feito por meio de ações permanentes e integradas, que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os diversos usos, e para toda população”, afirma.

ABERTURA – Em parceria com a prefeitura de Guaratuba e o Grupo Náutica, o Governo do Estado, por meio da secretaria, irá promover uma série de atividades para início das ações por todo o Estado. O evento começará no iate Clube de Caiobá, com o lançamento do Guia Náutico Águas do Paraná, assinatura de protocolos de intenção e termos de criação de grupos de trabalho em temas de interesse do Turismo Náutico e da Gestão e Proteção de Bacias Hidrográficas.

Na sequência, no Terminal Turístico Pesqueiro (Trapiche) de Guaratuba, serão apresentadas diversas atividades didáticas na Tenda da Sustentabilidade, com o tema água, incluindo exposição de esqueletos de animais marinhos; materiais de educação ambiental; ônibus Ecoexpresso da Sanepar; estação móvel do Simepar, para mostrar ao público como funciona uma estação meteorológica e de monitoramento; bancada móvel de análises de qualidade da água, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP); além de distribuição de material didático dos parques e unidades de conservação.

TENDA AMBIENTAL – A tenda esteve em Telêmaco Borba nesta quarta-feira (20) sendo o início das atividades em comemoração ao Dia Mundial da água. Foram recebidas turmas de escolas da região para participar dos atrativos, como os painéis simbolizando uma trilha com informações sobre o bioma Mata Atlântica, Biodiversidade, proteção da fauna e flora, bacias hidrográficas, cuidados com a natureza e sustentabilidade; jogos gigantes de tabuleiro e dominó com a temática da biodiversidade; barraca de caça aos peixes, simbolizando um rio sujo; e pintura facial.

A Tenda de Educação Ambiental foi uma das ações no evento promovido pela Klabin. Como iniciativa do Dia Mundial da Água, a empresa promoveu também a Remada Ambiental, com o objetivo de mobilizar um mutirão para descer o Rio Tibagi de bote recolhendo todo lixo.