Policial

Estado participa da abertura da campanha Maio Amarelo da Capital

O tema do Maio Amarelo de 2022 é “Juntos Salvamos Vidas”

Forças de Segurança - Maio Amarelo
Forças de Segurança - Maio Amarelo

Autoridades do Governo do Estado participaram da abertura da campanha Maio Amarelo, nesta segunda-feira (02), na Prefeitura de Curitiba. O evento marca o início do movimento de conscientização da população sobre acidentes e mortes no trânsito na cidade mais populosa do Estado. Durante o mês de maio estão programadas atividades educativas para reforçar que atitudes e boas condutas que podem contribuir para um trânsito seguro. Ações similares aconteceram em outros municípios.

O delegado Leonardo Carneiro, da da Delegacia de Delitos de Trânsito da PCPR, ressaltou que a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) até 2028 é a redução de 50% dos homicídios e lesões corporais ocorridos em acidentes de trânsito. “A educação e a conscientização, aliadas à integração interinstitucional, são as bases para um trânsito mais seguro”, afirmou.

O delegado Edgar Santana, também da Delegacia de Delitos de Trânsito da PCPR, complementou que a PCPR, em conjunto com os demais integrantes do Comitê de Trânsito, busca por meio de ações educativas conscientizar os motoristas sobre a necessidade de um comportamento prudente, respeitoso e solidário para juntos salvar vidas. “É uma missão que temos que cumprir”, disse.

Novo diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado falou sobre o compromisso do órgão de criar agendas de trânsito para contribuir com a diminuição de mortes. “Nesse Maio Amarelo faremos muitas ações de educação, os órgão estão totalmente integrados. É um momento simbólico para guiar os motoristas pela prudência e pelo cuidado com o próximo”, disse.

Em Curitiba, o movimento Maio Amarelo é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da da Superintendência de Trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Comitê Trânsito Seguro. “O amarelo é a cor da luz e da inteligência. Se nós iluminamos a sociedade nesse preceito de respeito à vida, nós certamente vamos viver melhor”, disse o prefeito da Capital, Rafael Greca.

O tema do Maio Amarelo de 2022 é “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é mobilizar e engajar toda a sociedade para mudar o cenário de violência no trânsito. O tema parte do princípio que ter atitudes corretas é o caminho para salvar e proteger vidas.

PRESENÇAS – A solenidade reuniu representantes de todas as áreas de trânsito, como a Superintendência municipal de Trânsito (Setran), Polícia Militar do Paraná, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Observatório Nacional de Segurança Viária.

AEN