Educação

Estado e Município confirmam o retorno das aulas presenciais

De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, a decisão é mantida mesmo com a proximidade da vacinação

Estado e Município confirmam o retorno das aulas presenciais

 

Cascavel – A Secretaria de Estado de Educação e do Esporte confirmou nesta quarta-feira (12) que as aulas retornam no dia 7 de fevereiro voltam no formato presencial. A normativa do Estado é que rege as normas das redes municipais e particular de ensino de todo o Paraná e, segundo a secretaria, apesar das aulas online durante os piores momentos da pandemia, as evidências dos últimos meses mostram que os alunos aprenderam mais e melhor dentro da escola.

De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, a decisão é mantida mesmo com a proximidade da vacinação. Ele reforçou que “a área de educação foi uma das mais prejudicadas ao longo desses dois anos e as atividades presenciais são importantes para as crianças”, disse. A imunização contra a Covid-19 também não será um requisito obrigatório, apesar de o secretário solicitar aos pais que façam a imunização das crianças.

Além disso, o secretário falou que o protocolo sanitário nas escolas tem funcionado bem, então a meta é manter as atividades a partir de fevereiro, mas respeitando a autonomia dos municípios. “Aquele município que desejar tomar uma medida diferente, tem liberdade para isso. Mas vamos continuar caminhando dentro do esperado”, ressaltou o secretário.

A chefe do Núcleo Regional de Educação, em Cascavel, Luciana Paulista, explicou que as normativas do Estado é que regem as outras redes e que este ano, até o momento, a ideia é voltar nos mesmos moldes de 2021, com os mesmos cuidados com a pandemia. Somente na rede estadual, no Núcleo de Cascavel, são 18 municípios, 93 escolas e cerca de 47 mil alunos.

Márcia Baldini, secretária municipal de Educação de Cascavel, também confirmou que o calendário escolar municipal está mantido. As aulas também começam no dia 7 de dezembro.

 

Secretários definem estratégias para aplicar vacinas pediátricas

 

A chefe da 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, Lilimar Mori, disse que nesta sexta-feira (14) os secretários municipais de saúde, coordenadores de sala de vacina e servidores da regional estarão reunidos para discutir as estratégias para a vacinação pediátrica que deve começar já na próxima semana. Um lote de vacinas destinadas ao público infantil com idade entre 5 e 11 anos deve chegar ao Estado até o início da próxima semana.

Os profissionais paranaenses envolvidos na vacinação participaram de uma capacitação com as orientações para o procedimento de aplicação. Feita em três etapas e de forma online, a formação é promovida pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), em conjunto com os laboratórios Pfizer e BioNtech, e conta com a participação de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios.

O Ministério da Saúde anunciou que o primeiro lote com 1,2 milhão de doses, desembarca no país nessa quinta-feira (13), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para então ser enviado aos estados. Com a chegada dos imunizantes ao Paraná, as doses estarão disponíveis para aplicação em todos os municípios em um prazo de no máximo 24 horas.

Cerca de 185 mil doses serão entregues ao Estado nesta primeira remessa, portanto, em um primeiro momento, não será possível vacinar todo o público total desta faixa etária: são 1.075.294 crianças, totalizando 5,25% da população.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a vacinação vai se estender pelo menos até o final do mês de março com a primeira dose. A imunização vai atender às diretrizes semelhantes às dos adultos e será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

Dosagem diferente 

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. O imunizante será aplicado em duas doses de 0,2 mL, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. A tampa do frasco da vacina será laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.