Esportes

Esperança de medalha no judô, Rafael Silva é baixa para o Pan

Devido a uma lesão, o atleta foi cortado da delegação verde-amarela que estará no Canadá no próximo mês

Rio de Janeiro – Medalhista de bronze na última Olimpíada, o judoca brasileiro Rafael Silva terá que adiar o sonho de buscar o primeiro lugar no pódio dos Jogos Pan-americanos. Devido a uma lesão do tendão do músculo peitoral maior direito sofrida durante o treino, o atleta foi cortado da delegação verde-amarela que estará em Toronto-2015 no próximo mês.

Para o lugar dele foi convocado David Moura, atual número 12 do mundo entre os Pesados. David Moura conquistou o título do Campeonato Pan-Americano de Judô em Edmonton (Canadá), no último mês de abril.

No currículo, também tem outras conquistas importantes como as medalhas de prata nos Grand Slams de Paris em 2014 e de Baku em 2013, e as medalhas de bronze nos Grands Prix de Almaty e Tashkent, também em 2013.

Seu primeiro grande título foi o ouro na Copa do Mundo de San Salvador, em 2010. No Mundial de 2014, em Chelyabinsk (Rússia), chegou à disputa por medalhas, mas acabou na quinta colocação. Agora vai para disputar pela primeira vez os Jogos Pan-Americanos.

Rafael, por sua vez, será submetido a um procedimento cirúrgico no próximo dia 30. Em Guadalajara-2011, Rafael Silva ficou com a medalha de prata. Ele também foi vice no Mundial do Rio, em 2013, e bronze no Mundial da Rússia, no ano passado.