Agronegócio

Descarte ambientalmente correto

O volume de embalagens de defensivos agrícolas destinados corretamente pela Addav (Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná) em Cascavel teve aumento no último ano.

De 446 toneladas recolhidas em 2016 entre 38 municípios atendidos pela associação, o número passou para 450 toneladas. O resultado é atribuído a ações constantes de conscientização, sobretudo, entre produtores rurais.

“Durante o ano todo há visitas técnicas na unidade de recebimento na Addav, palestras em universidades, dias de campos nas revendas associadas, encontros com o Sindicato Rural, Associação dos Agrônomos, entre outras atividades”, destaca a engenheira agrônoma, Patrícia Moretti. A meta para este ano é atingir o mesmo volume de 2017, mas isso depende também das condições do tempo durante o ano.

Show Rural

O trabalho da Addav ganhou reforço durante a realização do Show Rural. A equipe que atua com logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas na Addav, juntamente com o InpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e centrais de recebimento no Paraná, realizam atividades de educação ambiental.

“Conscientizamos o público sobre a importância do Sistema Campo Limpo, para a destinação ambientalmente correta das embalagens e a contribuição do sistema para a conservação do meio ambiente”, cita a engenheira agrônoma.

A ação inclusive conta com participação de um personagem. “O Olímpio, personagem símbolo das campanhas do instituto, vem reforçar as mensagens do sistema Campo Limpo, fazendo a alegria das crianças e de muitos adultos, que visitam a feira já pensando em registrar uma foto com o mascote do InpEV”, lembra Patrícia.

Exigência

A atividade atende à Lei Federal nº 9.974/2000 e Decreto Federal nº 4.074/2002, que atribui a cada elo da cadeia (fabricantes, canais de distribuição, agricultores, órgãos de fiscalização – poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.s