Policial

Depen entrega coletes a agentes

Na manhã desta quarta-feira (5), o Depen (Departamento Penitenciário) entrega equipamentos para os agentes penitenciários de Cascavel. No evento, que começa às 8h30 na Câmara de Vereadores, haverá também palestras, divulgação sobre outros investimentos que vão melhorar o trabalho dos servidores do sistema penitenciário e o anúncio de um curso de capacitação para agentes.

Sem quantificar equipamentos, a assessoria informou que o assessor técnico de segurança do Depen-PR Humberto Benigno aproveitará a ocasião para realizar a entrega de coletes balísticos para os agentes penitenciários de Cascavel.

Segundo a assessoria, ele deve falar sobre os investimentos que o Depen está realizando na área de tecnologia de comunicação entre agentes e unidades. Além disso, será lançado um curso interno para a formação do Setor de Escolta Armada do Depen, que será ofertado para os agentes de Cascavel.

O evento é uma parceria do Depen com a SOE (Seção de Operações Especiais), o Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) e a Prefeitura de Cascavel.

Palestras

As palestras “Uma nova visão de direitos humanos para a segurança no sistema prisional” e “Tecnologias de segurança, uma garantia para os direitos humanos no âmbito prisional” serão ministradas pelo armeiro da SOE do Depen Thiago Pardinho e pelo assessor técnico de segurança do Depen-PR e ex-comandante-geral da DOS (Divisão de Operações de Segurança do Depen) Humberto Benigno.

Investimento em tecnologia

Radiocomunicadores digitais (modelo P-25) licitados pelo Depen (Departamento Penitenciário) ainda não têm data para chegar a Cascavel.

Eles serão distribuídos a todas as unidades do Estado num prazo de 120 dias após a emissão da ordem de fornecimento.

Em sua visita à PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel), na semana passada, o diretor do Depen, Francisco Caricati, falou sobre os investimentos que o órgão está realizando para melhorar a segurança e o trabalho dos agentes: “Adquirimos um equipamento de última geração que será destinado a todas as unidades penais do Estado, para o grupo de intervenção, a SOE, além de todas as nossas centrais de transporte. O Depen agora terá um sistema de comunicação próprio, límpido e eficiente”.

Os rádios de alto desempenho têm sistema de GPS que facilita a localização de viaturas em deslocamento e possibilitarão um melhor contato entre as unidades penais.

O valor da licitação foi de R$ 12,2 milhões para fornecimento de equipamentos para todo o Paraná.