Os Jogos Escolares Eletrônicos do Paraná, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, começam neste sábado (11). A 2ª edição da competição acontecerá em cinco finais de semana nos meses de setembro e outubro.

A introdução do e-sports nos Jogos Oficiais do Estado aconteceu ano passado visando o intercâmbio e o entretenimento entre os alunos, como forma de atenuar os efeitos nocivos causados pela pandemia da Covid-19.

Os jogos acontecerão nos dias 11 e 12, 18 e 19, e 25 e 26 de setembro, e 02 e 03, e 09 e 10 de outubro. As partidas finais, do último final de semana, serão transmitidas na fanpage dos Jogos Escolares do Paraná no Facebook. As informações gerais da competição estão no pré-regulamento (consulte aqui).

Ao todo são 2.742 alunos inscritos. Haverá premiação de medalha do 1º ao 3º colocado de cada modalidade.

PARTICIPAÇÃO – Participarão estudante matriculados em uma escola regular e com residência comprovada no Estado do Paraná. As modalidades e respectivas idades para participação são: eFootball PES – Livre; Clash Royale – a partir de 10 anos de idade; Fortnite – a partir de 13 anos de idade; Brawl Stars – a partir de 9 anos de idade; e LoL – a partir de 12 anos de idade.

Na modalidade LoL, a organização irá realizar a montagem de equipes mesmo que os alunos não sejam da mesma escola, o que não estava previsto inicialmente.

Para a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, é uma medida para que todos os alunos possam participar. “Muitas vezes as escolas não conseguem montar uma equipe, então desta maneira damos a possibilidade de todos estarem contemplados na competição, e assim já conseguimos uma interação entre crianças de escolas diferentes”, disse.