Opinião

Coluna OAB: Dia do Advogado e Eleições diretas na OAB

Coluna OAB: Dia do Advogado e Eleições diretas na OAB

Dia do Advogado

Para celebrar o Dia do Advogado, comemorado ontem, 11 de agosto, membros da OAB Cascavel fizeram uma ação no Centro de Cascavel. No calçadão em frente à Catedral, os advogados abordaram a população para conscientizar sobre a importância da profissão e sobre o trabalho desempenhado pela subseção da Ordem. A ação contou ainda com a apresentação do coral da OAB Cascavel, que se formou em 2019 e hoje tem 18 cantores, entre advogados e familiares. Para a apresentação, foram escolhidas quatro músicas populares e o público que passou pelo Centro pôde se encantar e interagir.

 

 

Eleições diretas na OAB

A OAB Cascavel pediu urgência na votação de um projeto de lei do senador Alvaro Dias que prevê eleições diretas para Ordem dos Advogados do Brasil. No sistema atual, a eleição dos membros da entidade é feita por um sistema de chapas, com votos diretos nos âmbitos municipais e estaduais. Já no âmbito federal, a votação é indireta: o presidente e o restante da diretoria são escolhidos pelos conselheiros federais, integrantes das delegações de cada unidade federativa.

 

Eleições diretas II

Se o projeto for aprovado, todos os advogados inscritos na Ordem terão direito a voto. “O processo atual, onde poucos representantes, de forma indireta, elegem a diretoria e o presidente do CFOAB, além de desatualizado, representa um grave risco à imparcialidade, independência e legitimidade institucional da OAB, pois abre espaço para ‘troca de favores’, entre poucos, que acabam comprometendo os ideais e as missões institucionais essenciais à advocacia e ao desenvolvimento social, econômico e político do país”, cita o ofício assinado por Jurandir Parzianello, presidente da OAB Cascavel e Roberto Wypych Júnior, representante designado pela Ordem para esta missão em Brasília.

 

Agosto Lilás

Agosto é o mês dedicado à campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, conscientizar a sociedade sobre esse tipo de crime e reforçar as formas de denúncia, que pode ser feita em delegacias e órgãos especializados. Além disso, o Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.

 

Pratas da casa

Acontece amanhã (13), às 9h, na sede da OAB Cascavel, o evento “Pratas da Casa: I Encontro de Advogados Autores da Subseção de Cascavel”, que irá presentear os autores regionais, além de apresentar o cronograma de ações da nova comissão para este semestre. A Comissão de Eventos Científicos foi formada em junho deste ano com o objetivo de fomentar a produção científica regional e conectar os advogados a diferentes eventos nacionais e internacionais.