Opinião

Coluna OAB Cascavel

Coluna OAB Cascavel

 

Eleições OAB PR e subseções

A eleição de 2021 da OAB PR para preenchimento dos cargos do conselho e diretoria da seccional, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais está marcada para o dia 25 de novembro. O processo vai acontecer com duas novidades: pela primeira vez na história, a eleição no Paraná será realizada de forma virtual e as chapas deverão observar a paridade entre gêneros e a inclusão previstas em Provimentos do Conselho Federal. As inscrições de chapas podem ser feitas até o 26 de outubro e todas as informações sobre o processo eleitoral estão concentradas em um portal criado especificamente para essa finalidade: www.eleicoes.oabpr.org.br.

 

OAB no CMDCA

As advogadas Juliana Gomes Savi e Leoni Prestes Naldino serão novamente as representantes da OAB Cascavel na eleição do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Cascavel, que acontece em novembro. As profissionais já representaram a subseção em gestões anteriores e querem continuar prestando esse importante serviço à comunidade atuando como conselheiras.  “Tendo a OAB direito a voto, conseguimos verificar se as demandas são justas, se as crianças realmente vão ser atendidas, se as verbas vão ser aplicadas da melhor maneira possível. Tudo que envolve o CMDCA tem regulamentação. São leis federais, estaduais, municipais, portarias… Então é muito importante que existam pessoas que conheçam as leis e as consequências de alterações nessas leis, para que seja possível fazer um projeto realmente em benefício das crianças. Por isso a OAB pleiteia o direito a votar, para ter mais voz ativa nessas demandas”, explica Juliana.

 

 

Empreendedorismo na advocacia

Acontece hoje (14) o primeiro evento de um projeto feito em parceria entre a OAB Cascavel, a Escola Superior de Advocacia (ESA) e o Sebrae. O Presidente da OAB Paraná, Doutor Cássio Lisandro Telles, e o advogado e assessor da presidência do Sebrae Nacional, André Spínola, vão abordar o tema “Advocacia empreendedora: como empreender e inovar na advocacia”, num encontro virtual que vai acontecer às 19h no canal do Youtube da ESA.

Qualificação

Por falar em aprendizado, mais uma vez a subseção desempenhou seu papel de oferecer opções de qualificação profissional para os advogados. Recentemente, no auditório da sede OAB Cascavel, uma nova turma aprendeu a “Arte de falar em público”, seguindo as orientações da palestra ministrada pelo escritor, filósofo, teólogo e professor Lademir R. Petrich. O curso foi realizado pela Escola Superior de Advocacia de Cascavel, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada e Comissão da Advocacia Iniciante.