Opinião

Coluna OAB 11 11 2021

Coluna OAB 11 11 2021

Curso Direito Previdenciário

Termina hoje o curso “Como advogar no Direito Previdenciário depois da Reforma”, um aperfeiçoamento promovido pela Comissão de Direito Previdenciário da OAB Cascavel. As aulas começaram na última terça-feira (09) e seguem até hoje (11). O objetivo foi proporcionar aos profissionais que lidam com essa área uma oportunidade de capacitação com uma especialista, a advogada Juliana Ribeiro, mestre e doutoranda em Direito Previdenciário, que escolheu Cascavel para dar o primeiro curso presencial dela depois da flexibilização das medidas restritivas ligadas à pandemia. “Em conversa com os advogados, o nome dela apareceu em primeiríssimo lugar para essa nossa necessidade. Ela trouxe um curso muito completo, com muito conhecimento técnico e prático, contemplando desde os advogados iniciantes, falando sobre gestão até os advogados mais experientes, falando sobre as revisões e recursos previdenciários. Assim a OAB Cascavel segue mantendo o compromisso com a qualificação da classe”, comenta o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Ronaldo Pedroso.

 

 

Palestra Direito Bancário

Também de forma presencial, acontece hoje (11) às 19h30, na sede da OAB Cascavel, a palestra “Direito Bancário: mitos e verdades”, com Dr. Donato S.  Souza. O evento, promovido pela Comissão de Direito Bancário, é gratuito! Basta confirmar presença pelo número: (45) 9109-4912.

 

Nova juíza em Corbélia

O Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) movimentou sete Juízas e Juízes do Estado e, entre eles, está a magistrada Fernanda Monteiro Sanches, designada ao cargo de Juíza de Direito da Vara Cível e Anexos da Comarca de Corbélia. A notícia é recebida com satisfação pela diretoria da OAB Cascavel, já que os dirigentes da entidade vêm cobrando constantemente que o TJPR promova melhorias na comarca. A priorização da designação da magistrada aconteceu depois da realização de uma audiência pública que envolveu OAB, Caciopar e Câmara de Vereadores de Corbélia, quando foram debatidos problemas da comarca. A audiência gerou um pedido oficial da OAB, que enviou ofício solicitando urgência na nomeação de um novo juiz para ocupar o cargo que estava em aberto em Corbélia, entendendo que a situação afetava não só a advocacia, mas toda a comunidade.

 

Novos estagiários em Capitão

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo Netto, autorizou a contratação de quatro estagiários que devem atuar no Fórum Estadual de Justiça de Capitão Leônidas Marques, ajudando a dar maior agilidade nos serviços represados e na intensa demanda de processos da comarca. A decisão foi tomada depois da atuação da OAB Cascavel que, de diversas formas e por meio de insistentes pleitos, vem cobrando a ampliação da equipe das unidades atendidas na comarca, que possuem histórico déficit de servidores. Os novos estagiários devem ajudar, mas OAB vai continuar cobrando a ampliação da equipe.