Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: ISS divulgado, Turismo no PR e SUS universal

Coluna ADI pelo Paraná: ISS divulgado, Turismo no PR e SUS universal

ISS divulgado

A proposta do deputado Tercílio Turini (CDN), que obriga a concessionária de pedágio a divulgar valores de Imposto Sobre Serviços (ISS) repassados aos municípios, foi sancionada pelo governador Ratinho Junior. De acordo com a lei, a divulgação deverá ser feita de maneira on-line e de fácil acesso à população. Compete à Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná – Agepar a fiscalização do cumprimento do dever de divulgação previsto nesta Lei, sob pena de aplicação das sanções correspondentes.

 

Turismo no PR

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu 19.273 visitantes nos quatro dias do feriadão da Independência (4 a 7 de setembro). Pessoas de 30 nacionalidades conheceram ou revisitaram o maior conjunto de quedas d’água do mundo. O número superou as expectativas da unidade de conservação, que esperava a visita de 15 mil pessoas nos quatro dias do feriado prolongado.

 

SUS universal

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, afirmou que o aumento na valorização da saúde pública e da ciência mostra que a maioria dos brasileiros reconhece a importância do SUS (Sistema Único de Saúde), universidades e os hospitais públicos. “O SUS não é só importante no combate da pandemia, é um sistema público que garante o atendimento universal a todos na área de saúde. Felizmente sua importância, há muito tempo já apontada por quem trabalha na saúde, ganha essa dimensão nacional”, disse.

 

Crise hídrica

A crise hídrica está preocupando moradores de várias regiões do Paraná, principalmente no oeste. Segundo a Sanepar, 13 cidades paranaenses estão em alerta pela seca: Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Quatiguá, Siqueira Campos, Carlópolis, Jacarezinho, Goioerê, Iretama, Medianeira, Catanduvas, Três Barras do Paraná e Santa Tereza do Oeste. Em outros 18 municípios há racionamento de água. Os problemas da seca atingem o Paraná desde 2019.

 

Colégios cívico-militares

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná abriu inscrições para um processo seletivo que prevê a convocação de 543 militares estaduais da reserva para trabalho em colégios cívico-militares. Interessados devem se inscrever até 27 de setembro. As vagas estão disponíveis em 197 escolas. Os interessados devem ir até o Setor de Pessoal (P1) das unidades da Polícia Militar em regiões com vagas abertas para colégios cívico-militares.

 

7 de Setembro

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro falou sobre a data, que foi marcada, neste ano, pelas manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Moro, o 7 de Setembro é uma data para comemorar a Pátria, mas também é um momento para a reflexão. “Todos temos o direito de protestar, mas a defesa da liberdade deve reforçar a verdade e a democracia, não diminuí-las. O povo brasileiro quer paz e segurança, sem falsos conflitos”, afirmou.

 

Microcrédito

O Caixa Tem deve começar a oferecer microcrédito sem burocracia para seus usuários, com contratação fácil e direto pelo aplicativo. O plano é liberar empréstimos para quem já utiliza o aplicativo, criado para viabilizar os pagamentos do auxílio emergencial.  De acordo com declarações do presidente do banco, Pedro Guimarães, o cliente poderá contratar entre R$ 500 e R$ 3 mil, pré-aprovado, para pagar entre 18 e 24 meses.