Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Mínimo regional

Em 2022, o salário mínimo regional do Paraná completará 16 anos em vigor. O Paraná tem o maior piso regional do País, garantindo uma remuneração justa para 1,5 milhão de trabalhadores e servindo de estímulo para a economia do estado. A proposta de criação de um salário mínimo regional para os trabalhadores paranaenses nasceu na Assembleia Legislativa do Paraná e rapidamente ganhou o apoio do Governo do Estado, dos trabalhadores e também do setor produtivo.

 

Emprego no PR

O Paraná encerrou 2021 com a abertura de mais de 200 mil novos postos de trabalho formais. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, até novembro de 2021 foram criadas 196.143 novas vagas com destaque para a indústria e comércio. A maioria dos novos postos foi ocupada por mulheres com idade entre 18 e 24 anos. Para 2022, a previsão é ainda melhor. Só nos primeiros dias do ano, as Agências do Trabalhador do estado ofertavam mais de 3 mil vagas de emprego.

 

Eleições disciplinadas

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma série de resoluções que vão disciplinar as eleições deste ano, em que serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados. Ao mesmo tempo em que amplia o número de urnas sujeitas a auditoria, a Corte indica que não vai tolerar ataques ao equipamento. A resolução do TSE também aperta o cerco contra a desinformação que atinja a integridade do processo eleitoral.

 

Desinformação

Para coibir a propagação de fake news, o TSE passou a considerar como agravante a transmissão de informação por meio de redes sociais, inclusive em tempo real, ou envolver menosprezo à condição de mulher ou sua cor, raça ou etnia. A pena-base para a propagação de mentiras é de quatro meses a um ano, mas pode ser ampliada em um terço ou pela metade se forem verificadas estas hipóteses estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

 

Não está difícil!

A presidente do Podemos, Renata Abreu, disse que Sergio Moro tem boas chances de chegar ao segundo turno das eleições presidenciais. “Não está difícil Moro chegar ao segundo turno, porque a maioria dos eleitores não querem nem um Lula e nem outro Bolsonaro. O que precisa é as pessoas verem que tem um candidato com potencial. Se Moro crescer cinco pontos, e o Bolsonaro cair cinco pontos, eles estão em empate técnico.”

 

Vacinação

Governadores querem iniciar o debate (ou embate) com o governo federal e a comunidade científica sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças a partir dos quatro anos de idade. O assunto está sendo tratado com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e será levado até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), à Fiocruz, aos comitês científicos e aos laboratórios. A ideia de estender a aplicação para as crianças de quatro anos respeita a idade de início da vida escolar dos pequenos.

 

‘Uso político’

Após passar três dias internado devido a uma obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta nesta quarta-feira, 5. Ao ser liberado, o chefe do executivo afirmou esperar que a Polícia Federal aprofunde as investigações sobre a facada da qual foi vítima na campanha de 2018, em Juiz de Fora (MG) e citou o ‘uso político’ do atentado para criticar os adversários. Nesta semana, a PF designou o delegado Martin Bottaro Purper para assumir o inquérito sobre o atentado.