ADI - PELO PARANÁ

Coluna ADI pelo Paraná

04 de agosto de 2022 às 10:32
Publicidade

Debate a vista!

Band sai na frente e realiza o primeiro debate político com postulantes ao cargo de governador no estado do Paraná. O debate está confirmado para este domingo (7). Nas pesquisas divulgadas até o momento Ratinho Jr. lidera e pode ganhar já no 1º turno, Requião aparece em segundo lugar nas pesquisas. “Aprovamos um conjunto de regras muito eficientes que dará ao telespectador todas as condições de se informar sobre os candidatos. Acho que está tudo pronto para um belíssimo domingo democrático”, disse o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre.

 

Representante nacional

Curitiba é o município que representará o Brasil em uma série de reportagens sobre desenvolvimento sustentável. Uma equipe da CGTN TV (China Global Television Network) está em Curitiba, até sexta-feira (5/8), produzindo as reportagens. Serão abordados nas gravações as obras da Prefeitura para contenção de enchentes; os Jardins de Mel e hortas comunitárias; a Escola de Sustentabilidade de Curitiba; o Câmbio Verde; e um perfil histórico da cidade.

 

Só boatos!

Após os boatos de que Guto Silva (PP) havia desistido de sua pré-candidatura ao Senado Federal do Paraná, o deputado estadual negou que haja qualquer fato novo sobre sua pré-candidatura. O parlamentar afirmou que está aguardando as últimas definições a serem tomadas nas convenções partidárias até a próxima sexta-feira (5).

 

Apoio definido

Nesta terça-feira (2) foi realizada a convenção estadual do União Brasil no Paraná, o evento homologou a aliança com o PSD, e irá apoiar o governador Ratinho Jr, foram definidos os candidatos para a Câmara Federal, à Assembleia Legislativa do Paraná e ao Senado Federal e também os suplentes de Sergio Moro. O União Brasil vai participar com seis deputados estaduais e dois federais, a previsão da sigla é de conquistar oito cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná e quatro na Câmara Federal.

 

Eleitorado

O Paraná registrou aumento de 31% no eleitorado com mais de 70 anos. Em 2018, haviam 580.276 pessoas aptas a votar nas eleições gerais nesta faixa etária. Em 2022, este número saltou para 762.096 pessoas. O número de eleitoras e eleitores dessa faixa etária cresceu em todo o país. De acordo com o Portal de Estatísticas, a maioria do eleitorado acima de 70 anos é representada por mulheres, com 422.237 eleitoras. Já homens são 339.730 eleitores da faixa etária.

 

“Bicho do Paraná”

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei que reconhece a música “Bicho do Paraná”, do compositor João Lopes, como Patrimônio Artístico do Paraná. Nascido no município de Califórnia em 25 de maio de 1950, João Lopes da Silva cresceu em Rolândia e sua homenagem ao Norte do Paraná faz parte da canção que representa um hino informal para os paranaenses. João Lopes faleceu em 2020, pouco antes de completar 70 anos, deixando seis discos gravados e um legado de valorização à cultura e ao povo paranaense.

 

 

Benefício para caminhoneiros

A partir da próxima terça-feira (9) começam a ser pagos os benefícios emergenciais concedidos a caminhoneiros. A portaria interministerial que regulamenta a medida voltada a “transportadores autônomos de carga” foi publicada em edição especial do Diário Oficial da União. O prazo para pagamento do benefício vai até 31 de dezembro de 2022, e será pago em seis parcelas mensais no valor de R$ 1 mil.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE