Policial

Cense: prazo vence e, em vez de menores, já pede por reparos

Cascavel – Inaugurado há um mês com a promessa de que começaria a funcionar nesse prazo, o novo Cense (Centro de Socioeducação) de Cascavel continua vazio. A fachada imponente e os 1,5 mil metros quadrados de prédio com 11 blocos e capacidade para 40 vagas continuam com as celas abertas.

Aos poucos o mato vai crescendo em meio à grama. Na parte do isolamento, as celas se confundem com a escuridão e o cheiro forte de tinta, que ainda não saiu do local. A promessa era de que a estrutura começaria a funcionar a partir de agora. Na ocasião da inauguração, a informação era de que faltava contratar pessoal e comprar alguns móveis, mas que tudo seria resolvido. Conforme previsto pelo Jornal O Paraná, isso não aconteceu e o atendimento não tem data para ter início.

Mas ao ir até o local, uma surpresa: a obra já apresenta problemas. Ajustes precisaram ser feitos para conter uma infiltração.

Apesar da imensa estrutura, qualquer pessoa pode entrar no prédio. a reportagem encontrou funcionários ainda finalizando a calçada.

Ajustes

Segundo a Seju (Secretaria de Justiça), ainda estão sendo feito ajustes no novo prédio, de rede lógica, de segurança para deslocamento interno dos adolescentes e aditivos de contratos para mudança dos serviços terceirizados da unidade atual para a nova. Estão sendo providenciados serviços complementares, não previstos no projeto, como: rede lógica, grades em janelas, grade no espaço de solário.

Conforme a secretaria, a aquisição de móveis ainda está em processo de licitação e o prédio, vazio, está aos cuidados das demais unidades de socioeducação de Cascavel, com apoio da Polícia Militar, que tem posto de guarda no Cense 2, ao lado da nova unidade.

Contratação

Conforme a Secretaria de Justiça, na estrutura antiga e precária do Cense I 27 funcionários atuam, número considerado pequeno para trabalhar com os 24 adolescentes internados, e que seriam necessários 67 profissionais para que o novo Cense tivesse pleno funcionamento, com 40 jovens abrigados. No entanto, não há previsão para novas contratações e o atendimento deverá ocorrer com essa estrutura.