Policial

Cascavel poderá ter complexo de segurança

Uma proposta do deputado estadual Adelino Ribeiro e que já tem o apoio do prefeito Leonaldo Paranhos, poderá garantir um complexo de segurança em Cascavel. “A ideia é unir no mesmo espaço Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e quem sabe até uma unidade do Pelotão de Choque. Seria nas proximidades do Conjunto Riviera, região norte, para que haja facilidade para atendimento a acidentes e também mais segurança para a região”, disse Adelino durante a inauguração oficial da UPS Oeste, na tarde de ontem.

O deputado pretende viabilizar com a prefeitura o terreno para que o complexo funcione.

Na mesma solenidade, o prefeito Paranhos sinalizou de forma positiva a liberação da área para o complexo: “Também vamos tratar com a governadora Cida Borghetti sobre os recursos para isso. É um sonho”.

 

Nova UPS

A governadora Cida Borghetti, a comandante da PM (Polícia Militar) do Paraná, coronel Audilene da Rocha, o deputado estadual Adelino Ribeiro, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e outras autoridades, além de policiais militares e população, participaram ontem da inauguração da terceira UPS de Cascavel, que fica no Bairro Santa Cruz. As outras duas ficam nas regiões norte e sul.

“É uma região populosa, de aproximadamente 35 mil habitantes. Atendemos um compromisso nosso feito em maio, logo que assumimos o governo, uma demanda antiga da população, que contou com o apoio do vereador Alécio Espínola, que é da comunidade, e do deputado Adelino Ribeiro, que brigou para que isso se realizasse”, disse a governadora.

A nova UPS tem 17 policiais militares que moram nas proximidades. São duas viaturas mais apoio de outras unidades e da Cavalaria do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) para atender cinco bairros da região oeste.

Os militares atuam na estrutura desde o dia 17 do mês passado. “Fizemos um remanejamento de policiais militares para compor o efetivo da UPS Oeste sem prejudicar outros setores da polícia e conseguir atender a demanda”, afirmou a coronel Audilene.

Estrutura

A estrutura da UPS fica no antigo salão comunitário do Bairro Santa Cruz, que foi reformado com apoio da comunidade. Foram cerca de R$ 130 mil investidos na reforma executada por trabalhadores da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel). A instalação conta com salas de reuniões, banheiros, dormitórios e escritórios.

 

Aprovação da comunidade

De acordo com a PM, houve uma sensível queda no número de crimes patrimoniais em poucos dias de atuação dos militares na UPS Oeste. Mas quem gostou mesmo foi a população, que já percebeu a melhora. “A partir do momento em que os policiais começaram a ronda direto acabou a bagunça na rua, som alto. Sem contar que a gente não podia sair e deixar a casa sozinha porque tinha muito assalto. Agora já está bem mais tranquilo”, diz Silvino Alci, que mora há 11 anos no bairro.

Sérgio Lazarin mora em frente à UPS e ajudou na luta pela instalação: “Já posso dizer que melhorou muito. A gente não vê mais traficante na porta de casa como antes. Agora as viaturas passam direto, ficou muito bom”.