Policial

Campanha “Justiça começa pela vítima” destaca direitos das pessoas que sofreram algum tipo de crime e explica atuação do Ministério Público

Foto: Tony Mattoso/RPC
Foto: Tony Mattoso/RPC

Todas as vítimas de crimes têm direito à indenização dos danos causados pelo delito sofrido, bem como ao acompanhamento do processo judicial relacionado ao seu caso, especialmente quanto ao ingresso e a saída do réu de unidade prisional, quando isso ocorrer. A explicação é do promotor de Justiça Guilherme Rezende, e consta de vídeo divulgado pelo Ministério Público do Paraná nesta quarta-feira, 11 de agosto, a propósito da campanha “Justiça Começa Pela Vítima”, iniciativa que busca ampliar o conhecimento da população sobre os direitos previstos em lei àqueles que são vítimas de algum tipo de crime e como atua o Ministério Público na área.

Campanha – A iniciativa foi idealizada pelo Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCrim), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). Durante todo o mês, serão publicados conteúdos sobre o tema nos diversos canais institucionais.

Confira a seguir alguns conteúdos já publicados sobre o assunto e acompanhe em nossos canais institucionais durante o mês de agosto:

Redes Sociais

Acessa a campanha nos perfis da instituição nas redes sociais: InstagramFacebook

MP no Rádio

Ouça a aqui entrevista para o programa MP no Rádio do promotor de Justiça Guilherme Carneiro sobre o tema.

01/12/2020 – Direitos das vítimas de crimes – Guilherme Carneiro

MP Responde

Acesse os spots de rádio sobre o tema, com o promotor de Justiça Guilherme Carneiro.

Fui vítima de um crime. Quais são os meus direitos?

Fui vítima de um crime, mas me senti desrespeitado pela autoridade policial ao relatar os fatos. Posso fazer uma queixa? 

Matéria

Confira matéria anterior publicada pelo MPPR sobre a atuação institucional voltada à garantia dos direitos das vítimas de crimes.

MPPR trabalha pela efetivação dos direitos das vítimas de crimes

Análise

Acesse material produzido pelo promotor de Justiça Ricardo Casseb Lois, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais com alguns dos principais dispositivos legais que tratam dos direitos das vítimas, bem como da recente atuação institucional do Ministério Público nessa área.

Direitos das Vítimas