Policial

Apps de relacionamento: extorsão, roubo, sequestro e abuso são crimes comuns

Golpistas entram em contato e afirmam ter fotos íntimas ou gravações, exigindo dinheiro para não revelar os conteúdos, alerta advogado criminalista

Apps de relacionamento: extorsão, roubo, sequestro e abuso são crimes comuns

A internet revolucionou as formas de se relacionar com outras pessoas, inclusive com aplicativos específicos que servem para isso. Só que com os “Apps” de relacionamento, vêm também a necessidade de cuidado, principalmente no que diz respeito aos encontros marcados com pessoas desconhecidas.

Segundo o advogado Henrique Beck Lima, são diversos os crimes que podem ser cometidos a partir de “apps” de relacionamento. Extorsão, roubo, sequestro e abuso sexual são os crimes mais comuns.

“A tipificação do delito depende da conduta realizada pelo criminoso. Um golpe muito comum aplicado ocorre quando o agente entra em contato com a vítima por meio de algum aplicativo de relacionamento e afirma ter fotos íntimas ou gravações dela, exigindo dinheiro para não revelar os conteúdos”, explica.

Fornecer dados a pessoas estranhas, compartilhar fotos ou vídeos íntimos, são os principais erros cometidos por quem estabelece uma rede de contatos a partir de aplicativos. “A orientação é não se deixar iludir por falsas promessas, de pessoas mal-intencionadas e que solicitam envio de dinheiro, por exemplo. Se for vítima de um crime, é necessário registrar boletim de ocorrência, detalhar o ocorrido e apresentar à polícia todas as mensagens, fotos ou vídeos trocados entre a vítima e o criminoso.

Segundo o advogado, antes de marcar um encontro, é recomendável pesquisar o nome da pessoa na internet e verificar se ela possui perfis em outras redes sociais, para que seja possível comprovar o nome verdadeiro e se a pessoa está ou não usando uma foto fake.

“É importante, também, que todas as mensagens trocadas sejam armazenadas para que possam servir de prova na investigação e num futuro processo criminal. Toda pessoa que usa aplicativos de relacionamento virtual deve ter cuidado redobrado ao marcar um encontro ou trocar informações pessoais com terceiros, especialmente porque a internet é um terreno fértil para fraudes e pessoas voltadas à prática de crimes, que acabam se aproveitando do uso da tecnologia para aplicar golpes”, reforça.